Atualmente, muitas pessoas estão utilizando vidro blindado para garantir uma melhor segurança em residências, empresas e automóveis. Com o aumento da violência nos grandes centros urbanos, é comum que a população precise e procure por formas de proteger seu patrimônio.

 Os vidros blindados surgiram como uma necessidade de defesa em zonas de conflito de guerra. Todos os veículos militares possuem esse tipo de proteção não somente no vidro, como também no corpo dos automóveis. Hoje em dia é possível ter um automóvel de passeio com vidros e corpo à prova de balas.

Como é feito o vidro blindado

Vidro Blindado

O produto é formado por camadas de vidro e plástico, ou resina sintética. Uma camada de vidro que é colada em outra camada de vidro e, no meio, uma camada de resina ou plástico que retém o projétil propriamente dito, já que “estica” e segura a bala não deixando que passe para a camada interna de vidro.

Essa parte de resina também faz às vezes de “cola” das duas camadas de vidro e não compromete a transparência nem causa distorção. A idéia é que essa película impeça a chegada do projétil no outro lado da camada de vidro. Dificilmente uma bala atravessa completamente um vidro blindado, oferecendo segurança ao usuário.

Depois de fabricado, o vidro precisa passar pelo teste de calibre, que é o que definirá o tipo de blindagem oferecida de acordo com a resistência a diferentes tipos de arma de fogo. Literalmente, o produto é metralhado e são analisados os números de quantidade de projéteis e o tamanho das balas suportadas.

Esse teste é feito de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e é executado por profissionais qualificados. Após a prova, a receita usada no vidro fica registrada como própria para cada tipo de blindagem existente.

Principais utilidades do vidro blindado

Basicamente, esse tipo de produto é utilizado para proteção e segurança, porém com a cada vez maior ousadia dos criminosos, mais e mais locais acabaram aderindo a colocação de vidro blindado como um fator extra de proteção. Sendo assim, podemos encontrar esse elemento nos seguintes locais atualmente:

1 – Casas lotéricas

Esses locais de apostas, também são agora micro-agências bancárias, onde os correntistas e usuários dos serviços da Caixa Econômica podem realizar saques, depósitos e pagamentos movimentando suas contas como se estivessem em uma agência. Por isso, alguns donos de lotéricas estão optando por ter toda a frente dos caixas protegida por vidro blindado, oferecendo segurança para os funcionários.

2 – Guaritas prediais

Depois do primeiro arrastão em condomínio residencial, moradores e donos de edifícios se viram acuados, já que achavam que os sistemas de segurança convencionais representavam segurança para os condôminos. Os novos edifícios estão sendo construídos com guaritas em vidro blindado, o que representa uma nova dificuldade para os malfeitores. Protegidos por essa barreira os seguranças podem acionar o botão de emergência e chamar a polícia, diminuindo o tempo de ação dos ladrões.

3 - Veículos

Um dos principais usos do vidro blindado é a proteção de automóveis. Veículos de pessoas famosas, de empresas de segurança e que transportam valores são equipados com esse tipo de produto.