Embora todo profissional de marketing razoavelmente bem informado saiba muito bem que uma ação de comunicação institucional não tem o foco direto em aumento de vendas, é muito comum profissionais entrarem em contato com produtoras de vídeo solicitando orçamentos de "vídeos institucionais para vender mais".

Em meu site recentemente foi publicado um comparativo completo entre vídeos institucionais x vídeos de vendas.

OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Existe uma definição teórica sobre comunicação institucional, e é um dos casos em que a prática obedece a teoria: comunicação institucional não é destinada a vendas mas sim para apresentar positivamente a marca e a empresa. Uma empresa investe em uma ação de comunicação institucional quando pretende passar uma imagem positiva sobre sua instituição, seus valores e sobre sua existência. Muitas vezes são destinados a prestação de contas para a sociedade, outras vezes tem o foco em seus próprios funcionários, apresentando valores e condições de apoio ao trabalhador. No website da Conferp você pode ler a resolução normativa nº 43 que define comunicação institucional.

EXEMPLO DE VÍDEO INSTITUCIONAL:

QUER VENDER MAIS? INVISTA EM VÍDEOS COMERCIAIS Uma ação em comunicação de promoção de vendas, seja em catálogos, folders de apoio ao vendedor ou em um vídeo para a internet com o objetivo de potencializar o consumo de determinado produto ou serviço dá ótimos retornos comerciais pois é uma ação criada para este fim. Por isto que vídeos institucionais muitas vezes não ajudam comercialmente.

EXEMPLO DE VÍDEO DE VENDAS:

QUAL A SUA RESPONSABILIDADE? Todo profissional de marketing tem a obrigação de saber uma quantidade básica de informações para o trabalho em seu dia a dia: conhecer de cor os 4 P's de Kotler, saber aplicar uma tabela SWOT na realidade de sua empresa, ter em mente que para o cliente são mais importantes os benefícios do que os atributos de um produto. E um profissional de marketing tem que saber desenvolver um briefing adequado para uma produtora de vídeo. Se for passado uma exigência de criação de um vídeo institucional onde na realidade os objetivos são de apoio a vendas, todo o investimento da empresa e o esforço de diversos profissionais corre o risco de ser inútil.

Erick Monstavicius DIRETOR / PRODUTOR AUDIOVISUAL (11) 8288.0770 Cinemátika - Vídeo para Empresas www.cinematika.com.br