Jonas Barros
Maiara Matsuoka
Wilson Carlos
e-mail: [email protected]
Redes Remotas de Computadores
Prof. Tito Barbosa
Redes Convergentes
Prof. Esp.
Marcelo Guido de Oliveira Guimarães

INTRODUÇÃO

A internet surgiu em meio a Guerra Fria, para fins militares e com intuito de comunicar as bases de ataque norte-americanas.
A partir da década de 1970 o uso da internet se expandiu para o meio acadêmico, onde possibilitava o compartilhamento de material universitário.
Em 1990 a internet atingiu o seu marco em utilização mundial, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, significado da sigla utilizada nos endereços dos sites (www), possibilitando a criação de sites e interface gráfica.
Para atender a era da Internet, foram criados vários navegadores, como Internet Explore, visando facilitar a navegação.
As empresas aderiram muito rápido a internet, a qual tornou-se indispensável e ferramenta fundamental para aumentar a lucratividade, sem contar a facilidade para comunicação mundial.
A internet foi responsável em reduzir a distância entre os países, o que possibilitou maior interação entre eles e compartilhamento das informações.
Atualmente, é impossível trabalhar, e para muitos até viver, sem a Internet.
O mundo moderno se tornou refém da tecnologia, e a internet esta presente em diversas aplicações e utilização, como por exemplo em residências, empresas, nas escolas, faculdades.
A tecnologia de Videoconferência permite melhorar ainda mais a comunicação, com auxilio da Internet, possibilita o contacto visual e sonoro em tempo real entre pessoas que estão em lugares diferentes, sem limitar área.
A transmissão pode acontecer tanto por satélite, como pelo envio dos sinais comprimidos de áudio e vídeo, através de linhas telefônicas.
A comunicação pode inclusive entre um grupo, por exemplo com diretores de uma matriz em Londres com os responsáveis pela filial no Brasil.
Para este exemplo, a tecnologia de videoconferência traz mais rapidez e reduz gastos com deslocamento e viagens. .
Também é muito utilizado na área educacional, para ensino a distancia.
Para ocorrer uma videoconferência é necessário alguns recursos, tais como, um computador equipado com câmera e microfone, e um software, capaz de permitir, através da utilização de ferramentas de compartilhamento de documentos a visualização e alteração pelos integrantes do diálogo em tempo real, a transferência de arquivos e compartilhamento de aplicações.