Jean-Paul Sartre nasceu na cidade de Paris, aos vinte e um dias do mês de junho no ano de 1905, já apresentando fragilidade em sua saúde desde muito criança. Nasceu em uma família burguesa e pôde iniciar os estudos de Filosofia aos dezenove anos de idade.
Segundo Almeida (1988), Sartre estudou na Escola Normal Superior de Paris e ensinou Filosofia nos liceus de La Havre e Paris até o início da Segunda Guerra Mundial; exceto durante sua estadia em Berlim (1933-1934), para estudar Fenomenologia e a obra de Heidegger.
Em 1934, ao retornar a Paris, com a ajuda de Beauvoir, já sua amante, transforma suas anotações em um romance, A Náusea, um romance filosófico, nem abstrato nem didático, que buscava a própria sensação da existência.
Em seguida publicou O Muro e foi elogiado pela crítica; entretanto ao publicar Esboço a uma Teoria das Emoções não obteve tamanho êxito.
Entre 1940 e 1941 serviu o exército no regimento Lorena como meteorologista. Feito prisioneiro pelo exército alemão, ficou em Tréves, onde conheceu as obras de Marx.
Utilizando-se de meio ilícito, atestado médico falso que conseguiu comprar, pôde retornar para a França. Fundou então um Grupo de Estudos de Resistência Intelectual denominado "Socialismo e Liberdade" (Reale e Anistieri, v. 7, p. 227), em conjunto com Maurice Merleau-Ponty. Também no ano de 1945 fundou a Revista Les Temps Modernes (Japiassú e Marcondes, 2006). Ainda em 1941 voltou a trabalhar como professor, locou um apartamento próximo ao de Beauvoir e iniciou seu livro mais célebre: O Ser e O Nada, publicado em 1943.
Sartre comunicou seu pensamento em romances, escritos para teatro e em obras de natureza filosófica propriamente dita. Estas obras foram levadas ao público por aproximadamente duas décadas após a Segunda Guerra Mundial e influenciou os costumes da sociedade daquela época.
Nas duas décadas que precederam sua morte realizou várias viagens políticas, por exemplo, para Cuba, onde encontrou-se com Fidel Castro. Na década de 1970 passou por problemas de saúde, por sua opção de "vida química" (mesacolina). Faleceu aos quinze dias do mês de abril no ano de 1980, em decorrência de um ataque cardíaco. O enterro atraiu quase vinte e cinco mil pessoas.

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, FJ. Sartre: é proibido proibir. Coleção prazer em conhecer, 1998.
JAPIASSÚ, H e MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. 4. ed. atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
REALE, G e ANISTIERI, D. História da filosofia: de Nietzsche à Escola de Frankfurt. Tradução: Ivo Sorniolo. São Paulo: Paulus, 2006. (Coleção história da Filosofia, v. 6).
SILVA, AS. O conceito de Liberdade segundo a teoria existencialista de Sartre. Monografia. Brasília: Universidade Católica de Brasília/UCBV, 2010. 42 p.