Vida Abundante

 

         Quando se fala ou se pensa em ter uma vida e vida em abundância só se pode pensar em um único ensinamento que foi, é e será ministrado pelo mestre dos mestres e Senhor dos senhores Jesus Cristo. E quando se fala de, e sobre Jesus Cristo, deve-se entender que Ele não representa, não pregou ou divulgou, em momento algum, religião ou qualquer denominação, mas, desejou que todo o ser humano vivesse uma vida digna e superabundante.

        Para isso Ele diz em João 10:10 b: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. Quando se faz alusão ao vocábulo “abundância”, pensa-se em posses, mansão em praia, casa de campo, carro importado e, entre outras coisas mais, porém, se fizermos uma breve análise na fala de Jesus poder-se-á verificar que ter uma vida e vida em abundância nada mais é que ter paz de espirito. É despir da arrogância, do orgulho, da soberba, da altivez, do preconceito e, ser o próprio ser em sua essência.

         Por vezes veem-se pessoas que estão cheias de nada e vazias de tudo, mesmo sendo detentoras de riquezas, títulos, diplomas e, por vezes, até a questão do corpo perfeito. O contrário é verdadeiro, quando existem pessoas que não detém riquezas e vivem transvestidas de poder. Vivem na mediocridade.

       Não muito raro veem-se pessoas com as mãos empencadas de chaves, telefones celulares e isso acontece não por não ter uma bolsa ou bolso, mas, para mostrar o carro novo, o celular de ultima geração e, ser o centro das atenções. Mostrar o poder. Que dificuldade. Que vaidade. A paz de espirito se esvai. Perde-se a magia do viver. Sou o que tenho, mas, não o que sou. A identidade é perdida. Então surge aquilo que o ser humano mais teme – o medo, o medo de perder.

         Tornou-se comum, hoje em dia, a busca frenética à cirurgia plástica e as academias, estas se tornam como sendo templos aonde se vai em busca do corpo perfeito, esculpido e, isso sem discriminação. Poucos são aqueles que vão a busca para melhorar a saúde, e há quem diga que esta fantasia o torna com a alto estima alta, mas este arranjo boa parte das vezes é para mostrar ao outro.

         Se comparado à palavra de Jesus, em Mateus 23:27, é como um sepulcro caiado que por fora a aparência é maravilhosa, mas, em seu interior guarda absolutamente nada, ou seja, fica-se com o exterior sem defeitos, porém, a alma esta doente, contaminada com mágoas, traumas, medos e neuroses. Falta por vezes perdão e, a falta deste, traz inúmeras doenças. Perdoar é um processo, pois, para que a pessoa possa liberar esse sentimento de mágoa, deverá dizer ao agressor que o perdoa pelo mal que lhe foi causado e, em uma segunda etapa ela se perdoara por ter ficado o tempo que ficou com aquele sentimento, ou seja, perdoar a si própria. Caso contrário, é tomar o pior veneno na esperança ardente que o outro morra. É estar sendo fustigado o tempo todo pelo seu próprio algoz. Este processo como qualquer outro será fruto de escolhas que se faz durante toda a vida e, estas decisões diante dos desafios que temos irão determinar o que ainda tem por vir.

         Então, liberar perdão é liberar o próprio ser. É ficar livre de inúmeras doenças. É ficar sem traumas. É não sofrer. É ter vida e vida em abundância.

 

 

[email protected]