Quando você pensa na Europa quais são as primeiras cidades turísticas que vem a sua mente? Provavelmente são essas: Paris, Roma, Barcelona e Londres. No entanto, além dessas incríveis cidades européias citadas existem outras encantadoras que infelizmente são pouco exploradas pelos turistas. São cidades únicas e históricas, com arquiteturas e belezas naturais espetaculares, além de aproximar o turista que as visitam da cultura do país. É por isso que abaixo contem cinco cidades da Europa pouco exploradas por turistas, mas que vale muito a pena visitar. 

1. Hallstatt, Áustria

Considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, Hallstatt, localizada na Áustria, que fica a 214 km de Viena, é uma cidade onde a beleza da natureza e a arquitetura rústica se encontra formando uma encantadora paisagem para quem a visita. A cidade que possui a mina de sal mais antiga do mundo também possui atrações turísticas para todas as estações do ano.

Para quem prefere o verão, que ocorre entre os meses de abril e outubro, há diversas opções de lazer para os turistas, como trilhas turísticas e de bicicleta. No inverno, os turistas podem participar de esportes realizados na neve. Na primavera e no outono, as belezas naturais da cidade encantam os corações dos turistas. Além disso, é possível subir nas montanhas através do fenicular, uma espécie de bondinho. A cidade possui aquelas lojinhas típica de lembrancinhas para os turistas. Para chegar à cidade, você pode ir de ônibus ou alugar um carro e ainda precisar atravessar o lago Hallstatter, de barco tornando a cidade ainda mais encantadora e única.


2. Colmar, França

Localizada na região da Alsácia, na França, a pequena e romântica Colmar encanta com sua arquitetura. A cidade possui variedades de restaurantes e bares que oferecem deliciosas comidas e vinhos típicos da região e os pastéis saborosos da Alsácia.

Também é recomendável fazer compras na cidade francesa, pois os preços dos produtos são mais baratos que nos países vizinhos como Alemanha, Suíça e da cidade de Estrasburgo. Na cidade, existe um pequeno bairro considerado a “Pequena Veneza”, pois no local há canais navegáveis como na cidade italiana. Por fazer fronteira com a Alemanha, os turistas podem observar os aspectos arquitetônicos e culturais alemães presentes na cidade.

Ao sair da estação de trem da cidade o turista é recepcionado com um lindo e maravilhoso jardim de tulipas. Uma das atrações da cidade é um edifício denominado Maison des Tetes (Casa das Cabeças, em português). Este é um monumento renascentista decorado com rostos de pessoas, além de atração na cidade, este edifício também possui um sofisticado restaurante e hotel. Além de possuir uma feira de antiguidades, a cidade ainda possui alguns museus com obras de artistas mundialmente conhecidos.

3. Garmisch, Alemanha

Para os amantes da neve e dos esportes de inverno Garmisch, que fica a 80 minutos de Munique, Garmisch na Alemanha, é um lugar perfeito. A cidade fica coberta com a neve por sete meses do ano, e por isso existe na cidade 60 km de pistas para os esportistas e para aqueles que querem se aventurar nos esportes de inverno.

O Partnachklamm, considerada uma formação geológica rara, é uma garganta onde corre um rio sendo uma das espetaculares atrações da cidade. Também é possível visitar na cidade o pico mais alto da Alemanha, o Zugspitze que fica a 2.962 metros. Para chegar ao pico da montanha o turista pode ir através de um teleférico que fica na cidade. Quando a pessoa chega ao Zugspitze ela fica surpreendida, pois além da incrível vista do pico ainda há no lugar uma galeria de arte sobre o Zugspitze.

Já para quem gosta do verão há diversas trilhas para fazer na cidade seja a pé, seja de bicicleta. Garmisch ainda possui uma variedade de restaurantes que oferecem diversos pratos e possui edifícios históricos datados do século 16.

4. Utrecht, Holanda

A cidade de Utrecht, localizada no interior da Holanda, fica a 30 minutos da capital holandesa, Amsterdã. Para quem gosta de arte este é lugar. A cidade possui cerca de 400 ateliês de arte. Além disso, artistas locais expõem suas obras a céu aberto. Existe também em Utrecht, um Museu Ferroviário Holandês, o Spoorwegmuseum.

Os canais navegáveis da cidade encantam os turistas. O passeio pode ser realizado de barco no principal canal da cidade localizado no centro dela, o Oudegracht. Nas avenidas da cidade o turista pode explorar os diversos restaurantes, lojas, cafés e galerias. Também vale a pena conhecer a parte não central da cidade que é formada por locais poéticos com casas que apresenta uma arquitetura típica holandesa.

Para os amantes das flores, a cidade oferece diversos mercados e bancas onde são vendidas diversas espécies e cores de flores da região. Para quem deseja conhecer os músicos holandeses o turista deve ir ao Tabou Haar en Jazz onde vende discos de artistas da Holanda. A gastronomia da cidade é rica. Os restaurantes oferecem comida típica do país holandês, pratos típicos da Europa e de outros lugares do mundo, como do Egito e do Brasil.

5. Cesky Krumlov, República Tcheca

Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e há 190 km da capital da República Tcheca, a cidade de Cesky Krumlov é encantadora. A cidade, com 15000 habitantes, possui diversos edifícios históricos. A cidade medieval, que pode ser visitada de carro, ônibus ou trem, é marcada pela arquitetura barroca e renascentista. Umas das atrações mais visitadas é o castelo da cidade, construído em 1253. O castelo é um complexo constituído de jardins e palácios. Além disso, dele é possível ter uma espetacular vista da cidade.

Na cidade também tem museus como um museu de marionete, de tortura e um com estátuas de cera de artistas famosos. No rio Vltava, que faz uma curva acentuada em volta da cidade, é possível praticar esportes como caiaque ou descida de rafting. No inverno os patins de gelo tomam contam da cidade européia. Já a gastronomia da região é caracterizada por comidas calóricas compostas por molhos, porções de carnes e tradicionais pratos tchecos.