Ivanildo Pedro de Matos Quicuca
Graduando no Curso de Administração do
Centro Universitário Adventista de São Paulo-UNASP.


RESUMO

Este Artigo tem por objetivo mostrar a viabilidade da empresa Miracema Nuodex, situada na cidade de Campinas, interior de São Paulo, exportar aditivos de fluidos para perfuração para o mercado angolano. Este projeto relata passo a passo a forma que a empresa Miracema utilizará para exportar os aditivos de fluidos e a forma que a mesma se internacionalizará no país africano. Usando o método exploratório qualitativo para coleta de dados, serão encontradas situações eminentes que refletirão o sucesso da empresa Miracema com seu produto em Angola. Com análise dos dados feita será possível identificar o que a empresa Miracema Nuodex tem a oferecer em seus produtos, exclusivamente os aditivos de fluidos. O projeto tem finalidade em mostrar as características eficientes para exportação de um produto em um mercado emergente, que hoje cresce como uma grande potência.

Palavra Chave: Exportação, Internacionalização, Aditivos de fluidos






ABSTRACT

This study developed here aims to show the feasibility of exporting drilling fluids additives, from the Miracema Nuodex company which is located in inner Sao Paulo, in the city of Campinas, to the Angolan market. This project describes step by step how the company uses to export Miracema's fluid additives and the way the company will internationalize the African country. Using the exploratory method to collect quality data, prominent positions that will reflect the Miracema company's success with its products in Angola will be found. After the data analysis being done, it will become possible to identify what the company Miracema Nuodex has to offer in its and exclusive range of fluid additives products. The project is intended to show the characteristics to have efficient exportation of a product in an emerging market, which today shows to be a great power.

Key words: Exportation, Internationalization, Fluid Additives


1 INTRODUÇÃO

Algumas empresas procuram o sucesso em seus próprios bens, com a compra de terrenos, construção de fábricas, equipando-a com pessoas e máquinas, e assim, fabricando um produto que elas acreditam que os compradores necessitam. Contudo, essas empresas freqüentemente falham em atrair clientes com o que têm a oferecer porque definiram seu negócio como "fabricar um produto", em vez de definir como ajudar os clientes potenciais a satisfazer suas necessidades e desejos.
Os aspectos abordados neste trabalho mostrarão maneiras e técnicas para exportação de aditivos de fluidos para perfuração da empresa Miracema Nuodex para o mercado angolano, e como ter um produto posicionado a fim de chegar até o cliente da melhor maneira possível e levar a internacionalização de uma empresa que já esta no mercado, em um país que mostra um crescimento economicamente viável.
1.1 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Hoje para se exportar um produto, não basta só querer, há uma série de fatores que impossibilitam a exportação. Cabe à empresa encontrar soluções, e detalhar o que se espera fazer para se exportar e, a partir disso, ela analisará as melhores alternativas e verá se o mercado em questão é viável para o produto que será exportado.


1.3 PROBLEMA DA PESQUISA

Os aditivos de fluidos para perfuração serão viáveis para o mercado angolano?

O mercado angolano é um dos grandes produtores de petróleo a nível de áfrica, retirando cerca de 2 milhões de barris ao dia, segundo estimativas do governo angolano . A cada dia que passa mais barris são retirados, sendo necessárias várias perfurações, tanto marítimas, como terrestres, tendo a necessidade de usar as sondas e brocas resistentes. E para ter uma boa perfuração se faz necessário o uso dos aditivos de fluidos, que facilitarão o processo.


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Verificar a viabilidade econômica em exportar para o mercado de extração de petróleo os aditivos para fluídos da empresa Miracema Nuodex para Angola.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Analisar a estrutura da distribuição;
? Fazer um estudo do mercado angolano;
? Verificar os trâmites legais para exportação em Angola;
? Analisar os veículos de divulgação.



3 VIABILIDADE

Explorar um novo mercado é um desafio muito grande para qualquer empresa, ainda mais quando se trata de países que não tem tradição marcante no
mercado de importação e exportação. Porém o produto em questão tem a probabilidade de se firmar nesse novo mercado, devido à importância do mesmo.
Com a dimensão deste projeto a empresa Miracema Nuodex poderá fazer investimentos para estar atuando no mercado angolano. Porém se ela estiver com seus produtos em Angola, as portas se abrirão para que esteja em outros países da África, sendo que a cada ano que passa esses países buscam o desenvolvimento sustentável para sua nação.
Este projeto apresentará meios e métodos que a empresa Miracema Nuodex poderá usar para ampliação do seu mercado. Através dos meios apresentados no projeto, a empresa terá um diferencial ao se enquadrar no mercado angolano, tendo pontos de estratégia a serem seguidos com o auxílio do mesmo.
A empresa Miracema Nuodex já tem um grande mercado em determinados países e principalmente no Brasil. Porém, em um mundo globalizado as indústrias que param de investir em tecnologias e não renovam seu crescimento em outras áreas e lugares, não permanecem muito tempo no mercado, já que, outras empresas investem em tecnologia e crescimento expansivo do seu mercado.

4 METODOLOGIA

Para o alcance dos objetivos propostos nesse trabalho, e para uma boa análise, foi escolhida pesquisa exploratória qualitativa, que em suma contribui na busca e a análise de informações.
A pesquisa realizada, foi feita através de entrevista e fontes documentais como sites, facilitando o desenvolvimento do trabalho.
Para o autor Koche (2001), o planejamento de uma pesquisa depende do problema, da sua natureza ou ainda do espaço- temporal em que se encontra para ser investigado. Sendo assim pode haver um número sem fim de tipos de pesquisas.

Outro tipo de pesquisa que tem grande utilização, principalmente nas ciências sociais, é a exploratória. A pesquisa experimental e a descritiva pressupõem que o investidor tenha um conhecimento aprofundado a respeito dos fenômenos e problemas que está estudando. Há casos, porém, que não apresentam ainda um sistema de teorias e conhecimentos desenvolvidos. Nesses casos é necessário desencadear um processo de investigação que identifique a natureza do fenômeno e aponte as características essências das variáveis que se quer estudar. Na pesquisa exploratória não se trabalha com relação entre variáveis, mas com o levantamento da presença das variáveis e da sua caracterização quantitativa ou qualitativa. (KOCHE, 2001, p. 122)


Koche (2001), afirma que o objetivo fundamental de pesquisa exploratória é o de descrever ou caracterizar a natureza das variáveis que se quer conhecer.
Para Dias (2005), a pesquisa exploratória procura gerar hipóteses ou explicações prováveis e identificar áreas para um estudo mais aprofundado. Ela trata de questões não muito bem definidas, sobre as quais não haja nenhuma, ou apenas, pouca pesquisa anterior.
O autor Dias (2005) afirma que a vantagem da pesquisa exploratória é a flexibilidade. Dessa forma é uma característica-chave para que as idéias que aparecerem na pesquisa possam ser desenvolvidas.
Notamos que para obter uma boa pesquisa, deve-se utilizar a pesquisa exploratória. Assim pode-se descrever de forma mais completa o que desejamos saber.

5 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

5.1 ADITIVOS PARA FLUIDOS DE PERFURAÇÃO

São sistemas líquidos multifásicos compostos por água, sólidos em suspensão, sais dissolvidos e materiais orgânicos. Geralmente são classificados de acordo com o seu constituinte que são: fluidos à base de gás, fluidos à base de óleo e fluidos à base de água, recentemente foram desenvolvidos uma nova classe, são chamados fluidos sintéticos. Segundo Caenn e Chillingar (1996), este fluido serve para situações mais severas de perfuração, para substituição aos fluidos a base de óleo, mas, acrescenta que, os fluidos à base de água são mais utilizados em grande parte das perfurações no mundo todo por serem considerados seguros ecologicamente.


5.2 COMÉRCIO EXTERIOR

Hoje, no mundo, a troca e as vendas ultrapassaram as fronteiras formando assim o comércio internacional. O economista Vinícius Drao de Oliveira define comércio internacional como uma via de duas mãos, pois as vendas são representadas pelas exportações e importações.
Não só a decisão de trabalho tornou o comércio internacional uma necessidade, mas também outros fatores como:
? Desigual distribuição de recursos naturais inexistentes em alguns países e abundantes em outros. Por exemplo, o petróleo.
? Diferença climática que diversifica a produção agrícola dos países.
? Diferença entre as economias de países subdesenvolvidos e desenvolvidos, como o Brasil, que exporta aviões de porte médio e importa aviões de grande porte.
"Além dos motivos apontados, a integração dos países cresceu, fazendo com que o comércio exterior se tornasse maior, como se pode ver na tabela 1. Nessa tabela está inclusa a coluna C, onde foi corrigido o dólar da época de inflação americana." (Maia, 2008, p. 2)
"As transações classificadas como serviços também fazem parte do comércio internacional. Essa inclusão é definida pela Organização Mundial de Comércio (OME). Vejamos o comércio internacional com a inclusão dos serviços." (Maia, 2008, p. 3)
Tabela 2 ? Comércio internacional ? países de maior desempenho em 2005 US$ bilhões
Países Exportação de Mercadorias e serviços (A) Exportação de Mercadorias % sobre A Importação de Mercadorias e serviços (B) Importação de Mercadorias % sobre B
E.U.A 1.258 71,9 2.013 86
Alemanha 1.117 86,8 975 79,3
China 835 91,2 743 88,8
Japão 702 84,7 647 79,6
França 575 80 602 82,7
Reino Unido 571 67 664 76,8
Holanda 478 84 430 83,5
Itália 460 79,7 472 80,4
Brasil 133 88,8 100 77,6

Fonte: Site da OMC. De 25-04-2007


5.3 EXPORTAÇÃO

Ouve- se muito que o governo deve proibir a exportação, pois não tem os recursos suficientes para o consumo interno. Devido a isso, a falta de mercadoria pode ocorrer por causas conjunturais ou estruturais.

Causa conjuntural é aquela que ocorre eventualmente e não se repete. Na agricultura, seria uma seca, uma geada ou até mesmo uma inundação. São problemas que, na realidade, só prejudicam uma safra na indústria, seria uma greve em determinado setor. Seu efeito, embora maléfico, é temporário.
Se deixarmos de exportar para atender ao mercado interno corremos o risco de perder os compradores, que irão procurar outras fontes de abastecimento e, provavelmente, não voltarão mais. Há a perda da confiança do comprador no fornecedor. A solução seria, durante o período de dificuldade, a utilização mais comedida da mercadoria em falta ou até mesmo fazermos importações temporárias para atendermos ao mercado interno. (Maia, 2008, p. 7)

Para o autor Maia (2008), a causa estrutural é diferente, pois à deficiência não é temporária e para que ela desapareça, são necessárias mudanças fundamentais. Isso devido a oferta de mercadorias ser inferior à procura. As causas desse desequilíbrio poderiam ser:
? Guerras;
? Pragas ou fenômenos meteorológicos;
? Aumento populacional.
As pragas ou fenômenos meteorológicos, quando acontecem várias vezes, tornam-se um problema muito grande, muitas vezes fazendo que as plantações migrem para outras regiões para que as percas não seja maiores.
"O aumento populacional superior ao crescimento econômico quebra o equilíbrio produção/consumo. Para sanar esse problema seria necessário o aumento da produção [...]" (Maia, 2008, p. 7)
Algumas soluções que Maia (2008) cita para que o governo possa criar condições são:
? Atrair investimentos;
? Reduzir impostos de renda para o lucro reinvestido;
? Oferecer juros baixos para a compra de equipamentos;
? Dar segurança de que haverá retorno do capital estrangeiro aplicado no país.
Para que um país possa vencer no mercado mundial, é preciso atrair investimentos, tanto nacionais como estrangeiros. Com esses capitais é possível trazer a tecnologia, que permite produzir melhores mercadorias e com menor custo. O país ganha, pois haverá geração de empregos e aumento de receita.

5.4 MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS INTERNACIONAIS

Com vários desafios que as empresas têm para exportar, elas precisam primeiramente saber o que e onde irão exportar, para que se possa ter um planejamento eficaz. O produto tem que ser adaptado para que se encaixe da melhor forma no mercado em que a empresa esteja inserida, para que se possa firmar uma imagem global.

As empresas que comercializam produtos e serviços internacionais enfrentam desafios especiais. Primeiramente elas precisam decidir quais produtos e serviços lançar e em que país. Então devem resolver até que ponto padronizar ou adaptar seus produtos para o mercado global. Por outro lado, gostariam de padronizar suas ofertas. A padronização ajuda as empresas a desenvolver uma imagem global consistente. Também reduz os custos de manufatura e elimina a duplicação da pesquisa, do desenvolvimento e dos esforços de projeto para produtos. No entanto, os consumidores mundiais têm diferentes culturas, atitudes e comportamentos de compra. Variam também as condições econômicas, a concorrência, as exigências legais e os ambientes físicos de cada mercado. Para atender a essas diferenças, as empresas geralmente devem adaptar suas ofertas de produtos. Algo tão simples como uma tomada elétrica pode criar grandes problemas para o produto. (Kotler e Armstrong, 2003, p.229)

As empresas que desejam comercializar seus produtos em outros países devem seguir a risca alguns fatores para que elas consigam alcançar o sucesso, desde a padronização dos produtos ou a adaptação do mesmo, para que assim seja desenvolvida uma imagem consistente a nível mundial.


6 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

As presentes questões sobre o mercado angolano e a viabilidade em exportar os aditivos de fluidos em Angola através da empresa Miracema Nuodex serão abordadas nessa etapa do trabalho. Os resultados apresentados aqui foram adquiridos através de entrevista com os Economistas Pedro Pascoal e Filomena Brás ambos colaboradores da Chevron em Angola, e pesquisa do mercado angolano através de fontes documentais.

6.1 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA ECONOMIA DE ANGOLA

Angola é um país que cresce cerca de 11,5 % segundo estimativas do FMI
(Fundo Monetário Internacional), vejamos alguns levantamentos feitos sobre o PIB de Angola.
Produto Interno Bruto (PIB) de Angola Fonte: CIA World Factbook




6.2.1Chevron

O site Mundo das Marcas afirma que a empresa Chevron começou em 10 de serembro de 1879 com a fundação da empresa Pacific Coast Oil Company na cidade de San Francisco por Lloyd Tevis, George Loomis and Charles Felton, tinham como objetivo de explorar petróleo nas recém descobertas reservas Localizadas em Pico Canyon.
A Chevron está em Angola por aproximadamente 60 anos, com bilhões de dólares em grandes projetos, bem como, infra-estrutura existentes nos prolíficos blocos 0 e 14 de Angola, para o aumento substancial da produção de reservas de petróleo. A empresa desenvolve trabalhos sociais no país africano, como investimentos em educação e na saúde, na luta contra as doenças sexualmente transmissíveis como o HIV.

6.2.2 Sonangol

No site da empresa Sonangol diz, que as atividades de sondagem e pesquisa de Hidrocarbonetos iniciou-se em Angola, em 1910. Neste mesmo ano, foi dada à Companhia Canha & Formigal uma área de 114.000 km² no Offshore do Congo e na Bacia do Kwanza, sendo o primeiro poço perfurado no ano de 1915. Outras empresas estavam envolvidas, como a americana Sinclair que desde cedo, estava na atividade de prospecção e pesquisa em Angola.
Em 1953 com a independência de Angola, foi fundada a empresa ANGOL que era uma subsidiária da empresa portuguesa SACOR. Quando a empresa foi nacionalizada, foi dividida em duas, formando assim a Sonangol, sendo uma empresa estatal com o poder de administrar as reservas de gás e petróleo de Angola.
A Sonangol é considerada a maior empresa de Angola. O grupo Sonangol é formado por várias subsidiárias que por sua vez são chamadas de Holding. Existe também a Sonangol Pesquisa e Produção que se responsabiliza pela área de pesquisa, exploração, prospecção e produção de hidrocarbonetos. O grupo Sonangol conta ainda com a Sonair que atua no ramo aeronáutico, a MSTelcom responsável pela área de telecomunicação da Sonangol, entre outras que estão espalhadas em outros países como EUA, China, Singapura, Inglaterra, Cabo Verde e Congo, sem contar nas participações em empresas de diversos ramos bancários e financeiros dos países citados. A Sonangol também participa como patrocinadora de artes, esportes e serviços humanitários em Angola e no continente africano em geral.

As duas empresas citadas acima têm uma participação muito elevada no mercado angolano no ramo petrolífero. Sendo assim, seriam as empresas em destaque para adquirir os aditivos de fluido para perfuração da empresa Miracema Nuodex, pois elas trabalham diretamente na perfuração de poços para extração de petróleo em Angola.

6.3 APRESENTAÇÃO DO ENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE BRASIL E ANGOLA

Segundo o site Global , com o passar do tempo a proximidade entre essas duas nações cresceu de uma forma muito ampla, pois o mercado angolano tenta atrair investidores comprometidos com a reconstrução do país que, durante quatro décadas de conflitos armados foi parcialmente destruído. Hoje essas duas nações tentam viabilizar o intercâmbio entre elas, tais como, acabar com as exigências de vistos e criar mais vôos.

Mesmo com a proximidade lingüística e com a cultura muito parecida, o país africano ainda se distância comercialmente, considerando a potencialidade existente entre ambos. Vejamos que atualmente, nenhuma companhia aérea brasileira tem vôo para Angola, especificamente para Luanda. Já as linhas aéreas de Angola (TAAG), fazem semanalmente sete vôos para o Brasil, todos chegando e partindo de Rio de Janeiro ou de São Paulo capital. Outro fator que traz transtorno é o visto de entrada, pois o mesmo demora até um mês para ser emitido, e a ausência de bancos brasileiros em Angola dificulta todo tipo de transação financeira envolvendo as duas nações.

Tendo vários obstáculos o comércio entre Brasil e Angola conseguiu se superar no que condiz em exportações e importações (o número passou de US$ 250 milhões em 2002 para cerca de US$ 4,3 bilhões no ano passado). A dinâmica do Brasil é mais diversificada na hora de exportar, onde destacam-se as máquinas, equipamentos e o açúcar, já Angola vende mais o petróleo que corresponde cerca de 50% do PIB do País, estimado em US$ 83 bilhões.

Hoje Angola conta com aproximadamente 40 mil colaboradores brasileiros no país, que residem a trabalho, com demandas enormes. Qualquer tipo de investimento é suficiente para o crescimento econômico angolano e para a empresa que investir no país.
6.4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA LOGÍSTICA E DOS TRAMITES LEGAIS PARA EXPORTAÇÃO PARA ANGOLA

PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

ORIGEM: Campinas - Estado de São Paulo ? Brasil
DESTINO: Luanda - Estado de Luanda ? Angola
Descrição Duração em dias
Cliente em Angola liga para a Trading 1
Trading anota o pedido do cliente 2
Cliente aguarda a proposta de Trading 2
Trading aguarda resposta 1
Miracema Nuodex recebe pedido e inicia disponibilidade dos mesmos 1
Trading aguarda resposta de Miracema Nuodex 1
M.Nuodex encaminha custos de mercadoria para Trading 1
M.Nuodex aguarda resposta de trading para iniciar disponibilização da mercadoria 1
Trading envia cotação para o cliente 1
Cliente recebe a cotação e passa aval para Trading iniciar a operação 1
Trading envia aval para fornecedor começar a disponibilização da mercadoria 1
M. Nuodex inicia disponibilização da mercadoria 5
Trading inicia processo de cobrança antecipada ao cliente 2
Cliente efetua pagamento antecipado 1
É iniciado o transporte da carga até o Porto de Santos 1
Chegada da mercadoria no Porto 1
A mercadoria é armazenada no Porto 3
Efetuada a primeira inspeção na mercadoria 1
Mercadoria é colocada no container 1
Mercadoria é transportada para o navio 1
Mercadoria armazenada no navio 1
Mercadoria segue em viagem a Angola 20
Navio chega a Angola 1
Container é retirado do navio 1
Container é armazenado no porto de Luanda 1
É efetuada a vistoria pela alfândega em Angola 1
Container é levado para o armazém do cliente 1
Mercadoria é retirada do container no armazém do cliente 1
Total 57
Fonte: Dados de pesquisa


6.5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS CANAIS DE MARKETING PARA A DIVULGAÇÃO DO PRODUTO

As estratégias que serão adotadas para a entrada dos aditivos de fluidos da empresa Miracema Nuodex no mercado angolano serão:

? Feiras Internacionais: Uma forma eficaz para divulgar um produto, conhecer o concorrente, criar alianças, parcerias e principalmente conhecer possíveis clientes.

? Internet: ter milhões de computadores conectados a uma rede é uma forma muito boa de colocar o produto a disposição aos clientes.

? Workshops: forma de reuniões onde os participantes interagem criando projetos para que dessa forma conheçam melhor os produtos.

? Mala direta: comunicação a uma empresa ou um negócio para se oferecer um determinado produto, no contato entre vendedor e comprador.





7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através deste projeto foram encontrados resultados satisfatórios, que mostram a viabilidade em exportar os aditivos de fluidos para perfuração para Angola. Usando algumas estratégias foi possível observar como está o mercado angolano e como é possível investir nele, devido ao forte crescimento econômico no país em vários setores.
Mesmo que a empresa Miracema Nuodex invista em recursos para sua internacionalização no mercado angolano, se ela não tiver um bom posicionamento certamente não conseguirá colher bons frutos. Pois o mercado angolano é promissor, mas ainda possui algumas debilidades, com as quais muitas outras empresas também tiveram que passar para estar nesse mercado. Porém se as ferramentas forem bem usadas, dará uma chance maior para empresa alcançar seus objetivos.
Conforme analisado a empresa Miracema Nuodex tem grandes possibilidades de conquistar espaço no mercado angolano, já que, seu produto é de alta relevância. Angola é um grande exportador de petróleo e com freqüência são achados novos poços. Dessa forma que os aditivos de fluidos terão seu espaço para colaborar na extração do mesmo.
Outro aspecto interessante a pontuar são os concorrentes que possivelmente já estariam há mais tempo no mercado. É de total importância que a empresa promova algumas parcerias para que assim consiga alcançar mais rápidos os resultados esperados, podendo dividir uma parcela de mercado com empresas que já estão no mercado e outras que possivelmente podem chegar até Angola devido ao seu crescimento econômico e sustentável.
A empresa possui alguns diferencias que poderão ajudar no momento da negociação para a exportação. Tendo em vista a proximidade entre Brasil e Angola, tanto culturalmente ou economicamente falando, como na parte da logística que também não é tão difícil pelos modais usados, isso já reflete em uma boa negociação; cabe as partes entrarem em acordo onde ambas as empresas estejam satisfeitas na hora de assinar o acordo.
Através de dados e experiências conseguidas com este projeto e com informações relevantes de pessoas que atuam no mercado petrolífero em Angola, é possível afirmar que é viável a exportação de aditivos de fluidos para perfuração da empresa Miracema Nuodex em Angola. Isso se deve à empresa possuir características que se encaixam com o mercado angolano, e pelo trabalho que a empresa faz aqui no Brasil, que possibilitou a ela estar a mais de 50 anos no mercado, mostra que é capaz de se firmar nesse novo mercado. Pois sabemos como é difícil uma empresa se manter no mercado por tanto tempo, vemos a cada dia empresas abrindo e fechando em um piscar de olhos.


8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CAENN, R., CHILLINGAR, G. V. Drilling Fluids: State of the Art, Journal of Petroleum Science and. Engineering 14, 1996.

CENTRAL INTELIGENCE AGENCY. Disponível em:< https://www.cia.gov/library/
publications/the-world-factbook/>. Acesso em: 6 mai. 2010

CLAESSENS, Stijn, RHEE, Moon-Whoan, "The Effect of Equity Barriers to Equity Investment in Developing Countries", in Jeffrey A. Frenkel, editor, The Internationalization of Equity Markets, The University of Chicago Press,1994.

DIAS, Sergio Roberto (coord.). Gestão de Marketing. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 2.


GLOBAL 2. Disponível em: <http://www.global21.com.br/materias/materia.asp?cod
=26825&tipo=noticia>. Acesso em: 10 abr. 2010.

INDEX MUNDI. Disponível em: <http://www.indexmundi.com/pt/angola
/produto_interno_bruto_(pib).html>. Acesso em: 13 mai. 2010.
KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica. 19. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2001, p.122.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. Editora Pearson Prentice Hall, 2003, p.33-229.

MAIA, Jayme de M., Economia Internacional e Comércio Exterior. 12. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008, p 03-08.

MIRACEMA NUODEX. Disponível em: <www.miracema-nuodex.com.br>. Acesso em: 15 fev. 2010.

MUNDO DAS MARCAS. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com /2006/06/chevron -symbol-of-partnership.html#ixzz0mMlrDYTy>. Acesso em: 21 abr. 2010.
NARESH, K. Malhotra. Introdução a Pesquisa de Marketing. 1. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

OLIVEIRA, Djalma. Planejamento Estratégico, Conceitos, Metodologia e Práticas. 21. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

PRIDE M., Wiliam; Ferrell, O. C. Marketing conceitos e Estratégias. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000, p.3.

SONANGOL. Disponível em: <http://www.sonangol.co.ao/corp/oilinangola_pt.shtml>. Acesso em: 20 abr. 2010.