Vento?

É comum andarmos e sentirmos o vento sobre o nosso rosto,  o nosso corpo. No entanto, como poderíamos definir o que é vento?

Vento pode ser definido, meteorologicamente, como o movimento horizontal do ar. Geralmente o ar flui ou "sopra" de locais ditos como tendo alta pressão atmosférica (menor temperatura) para lugares de menor pressão atmosférica (maior temperatura). Por exemplo, durante um dia ensolarado de verão a beira do mar. Possivelmente, você já sentiu a brisa marinha vinda em direção ao continente. Esse movimento de ar (vento!) se deve ao fato do ar que está sobre o continente, por estar em contato com o solo que é um bom condutor de calor em relação à água, se aquecer. Esquentando, essa massa de ar se eleva em termos de altitude, permitindo que a massa de ar sobre o oceano, que está mais fria já que a água é um pior condutor de calor se comparado ao solo, se desloque para continente para ocupar o lugar da massa de ar que se elevou. Assim, sentimos o vento ou a brisa vinda do mar.

Produzido a partir de:

AHRENS, C.D. Essentials of Meteorology: an invitation to the atmosphere. 3a Edição. London: Cengage Learning, 2000. 454p.