Como é bom ser vendedor! Não vejo uma melhor forma de começar um artigo, “Como é bom ser vendedor”!  Se você parar para pensar tudo nessa vida passa pela mão de um vendedor. Se ganhei um presente alguém vendeu! Se comprei algo alguém me vendeu! Se troquei algo o papel do vendedor foi dobrado! Mesmo na época do escambo se fazia o papel de vendedor! Portanto ser um vendedor para mim é ser um operador da arte de encantar!    

 

É sabido que vendedor não é profissão e sim ocupação, fácil de explicar para ser profissão precisa estudar em nível técnico ou superior e ainda ser regulamentada, como ninguém estuda para ser vendedor então ser vendedor é uma ocupação! De que importa isto! Para os chatos de plantão saibam que vendedor é a ocupação que mais emprega no MUNDO! Sem falar na remuneração que deixa muita profissão para traz.  Como é bom ser vendedor! Antigamente havia certo preconceito, quando se falava que era vendedor as pessoas olhavam com receio. Mas como diziam os antigos, “Nada como um dia atrás do outro com uma noite espremida no meio” As coisas mudaram ser vendedor hoje é sinônimo de sucesso. Estão dando tanto valor para vendedor que tem gente ganhando dinheiro mais muito dinheiro ensinando pessoas a serem vendedores de sucesso! Já existe curso de pós-graduação dando ênfase em vendas.  Para quem vive muitos anos dentro da venda ver tudo isto acontecer é uma grande satisfação e um prazer indescritível.

 

Agora para que este fenômeno se fortifique é preciso que os profissionais de vendas estejam atentos. A reciclagem tem que fazer parte do dia-a-dia, nunca se esqueça que vivemos na era digital que as informações são muito rápidas e de fácil acesso. Por este motivo atente-se a estudar sempre, ninguém sabe tudo sempre estamos aprendendo algo.

“Os natos e ignorantes que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida. Aprender!” Provérbio Popular.

 

 

 

Procure saber tudo sobre a empresa, algum dia, tenha certeza alguém irá lhe fazer alguma pergunta do tipo;

1)     Como surgiu o nome da empresa;

2)     Quantos anos de mercado;

3)     Qual é o mark-share da empresa; (Entenda-se qual a parcipação da empresa no mercado que ela está inserida).

 

E assim por diante, aparece pergunta do arco da velha. E quanto ao produto, este é o principal fator que mata a venda e consequentemente o vendedor.  Saber tudo sobre o produto já não é mais suficiente você precisa saber tudo sobre o produto e suas matérias prima e/ou seu processo de fabricação. Além de dar bagagem e aumentar a auto-estima serve como conversa tapa buraco ou o tão conhecido “quebra gelo”.  Quando você atende um cliente “frio” ou muito acanhado, chame da maneira que quiser ter o que falar ajuda muito ”quebrar o gelo” e da consistência para abertura do negócio. Conhecer seus concorrentes ajuda a não ser pego de surpresa, sei da dificuldade de saber sobre o concorrente em alguns casos infelizmente não sabemos nem o que se passa dentro da própria empresa que trabalhamos quem dirá a do vizinho. Sem perder o foco, mas é preciso chamar atenção para este assunto temos a obrigação de saber sobre a nossa empresa. O empregado sem ser curioso deve se ater ao movimento da empresa, por sua vez o empregador deve facilitar o acesso a estas informações. Voltando ao assunto concorrentes por mais difícil que seja para obter informações, mas o pouco que souber já ajuda. Sendo um vendedor atento, nas suas visitas aos clientes é fácil de descobrir como o concorrente está agindo, mas é bom lembrar não acredite em tudo que houve para não ser encanado pelos compradores espertos.

 

É comum ver vendedores com a sua auto-estima baixa ou decepcionado com a sua empresa quando descobre que o concorrente está fazendo algo que sua empresa não tem como fazer.  Qualquer ação que seu concorrente esteja fazendo mesmo que extraordinária não irá agradar e nem tão  pouco  conseguir

 

 

 

atender todos. Então não tenha medo do seu concorrente e se precisar combata-o na sombra assim como fez o comandante Leônidas. 

“Melhor: Combateremos na sombra”.

 Leônidas, comandante do pequeno exército espartano de 300 soldados que resistiu até o último homem a 5.000 invasores persas, na Grécia, 480 anos a.C. ao ser informado de que os inimigos eram tão numerosos que suas flechas chegavam a cobrir o sol, nos treinamentos com arco.

 

Quando ao cliente nem sempre podemos estudá-lo antes de atendê-lo, neste caso entra novamente a sua astúcia de entender seu cliente com poucos minutos e com poucas palavras. Procure fazer perguntas abertas e notar tudo o que se passa no ambiente.

Ficar atento a estas pequenas dicas com certeza irá facilitar o seu processo de venda.

Obrigado e mais sucesso! Até o próximo artigo!

 

Claudio Donato
Graduado em Gestão de Negocios e Pós-Graduado MBA em Marketing e Gestão de vendas.
Presidente Prudente - Sp
E-mail [email protected]