Vencendo o Estresse nas Salas de Aula
 
Vencendo o Estresse nas Salas de Aula
 


Uma coisa interessante

Gostamos muito quando nossos alunos nos reconhecem na feira, nas ruas, nas lojas, nas filas dos bancos. Até parece que somos celebridades! "Olha o professor!"; "E aí Teacher!"; "Fazendo compras!"; "Você por aqui?!". Mas pense comigo. O que realmente o nosso aluno que nos reconheceu lembra-se?
1º- Da matéria estudada;
2º- Dos textos lidos;
3º- Dos cálculos.
Talvez não se lembre de nada desses itens acima, mas com certeza, se lembrará do nosso jeito com ele, de como os víamos.
E como você vê seu aluno durante as aulas?
1º- Destacando seus defeitos;
2º- Destacando suas qualidades;
3º-Desprezando suas características.
Você pode pensar:
"Ele não sabe nada"
"Ele não tem educação"
Será que ele não tem nada aproveitável, algo que você possa destacar com positivo? Se procurar, provavelmente destacará algo importante em seu aluno, e poderá achar um caminho em direção ao coração dele.
Assim, quando o encontrar por aí, se ele não lembrar-se das matérias que por vários bimestres o ensinou, ao menos lembrará de como você o via. Na verdade uma coisa fica na mente do aluno ao nosso respeito, se fomos bons ou ruins para ele. Não em relação ao conteúdo, mas na nossa filosofia de vida. Os conteúdo são importantes, porém eles recordam de como os tratávamos. Não quero dizer "passar as mãos na cabeça do aluno". Podemos até estressar com ele, mas se o amamos eles percebem, pois o amor transcende as discussões, as raivas.
A perseverança é um caminho a seguir, e ela produz algo incrível, por exemplo, quando você conquista um aluno bagunceiro, indisciplinado algo acontece: ele terá dificuldades em bagunçar justamente na aula de seu amigo.


Oswaldo Dourado



 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Oswaldo Dourado
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou professor de História, formado pela Universidade Católica Dom Bosco. Leciono na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul há quase 20 anos. Faz dez anos que eu e minha família nos mudamos para a cidade de Três Lagoas. Nasci em Penápolis/ SP, na saudosa Rua Pão de Açúcar, sem número, Jardim ...
Membro desde abril de 2011
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: