Estamos na temporada primavera-verão e o que para muito significa sol, praia e areia, para as pragas significa aproveitar a alta fertilidade da natureza e atacar. É nessa época do ano que o ataque delas favorece o aparecimento de doenças.

Entre os principais motivos para o aparecimento das pragas está o desequilíbrio ecológico do local, desequilíbrio térmico e excesso ou escassez de água. Então, tome notas das dicas e descubra o que causa e, principalmente, como evitar que as pragas destruam as lindas flores do seu jardim.

  • Pulgões: Essas pequenas pragas podem ser pretas, marrons, cinzas ou verdes. Para atacar os pulgões se instalam nas folhas, brotos e caules e sugam a seiva até deixar as folhas amareladas e enrugadas. As plantas preferidas dos pulgões são aquelas que possuem a haste e folhas macias.  Caso você note que sua planta está sendo atacada comece imediatamente o tratamento, pois os pulgões se multiplicam rápido.

Pulgões

Dicas: As predadoras naturais dos pulgões são as joaninhas. Além disso, você pode pagar um pedaço de algodão e molhado em uma mistura, em partes iguais, de água e álcool e passe na planta, essa medida pode ajudar a eliminar a praga.

Outra dica é também aplicar Calda de Fumo ou Macerado de Urtiga.

  • Lesmas e caracóis: As lesmas e caracóis são pragas relativamente comuns que atacam, normalmente, de noite. Elas furam e devoram folhas, caules e botões florais, mas também podem atacar raízes subterrâneas.

Dicas: Os predadores naturais das lesmas e caracóis são os besouros e passarinhos, colocar eles no ambiente pode ajudar a segurar a praga.

Uma boa estratégia é usar uma armadilha feita com “isca de cerveja” para atrair as lesmas e caracóis. Para fazer a armadilha remova a tampa de uma lata de azeite e a enterre no solo, dentro dela coloque uma mistura de cerveja com sal. As lesmas e os caracóis vão ser atraídos pelo cheiro da cerveja e irão morrer desidratados pelo sal.

  • Lagartas: Normalmente ataca plantas de jardim, mas também pode atacar as que ficam no interior da casa. São fáceis de serem vistas, elas se enrolam nas folhas e comem os brotos, hastes e folhas e formam uma “teia” para proteção.

Há também as “taturanas” que são lagartas com pelos e, dependendo da espécie, pode queimar a pele de quem as toca.  

Dicas: Se não houver muitas lagartas o controle pode ser feito manualmente, é importante lembrar que o uso proteção para a pela é indispensável. Se as lagartas forem muitas é recomendado o uso de um lagarticida.

O repelente Calda de Angico é uma ótima maneira de afastar as lagartas sem prejudicar as plantas. A arruda também pode ajudar a afastar a praga.