A música sertaneja que antes retratava a vida no sertão cheia de melodia e melancolia da última década tem perdido espaço para o novo sertanejo. O jeito country dos americanos inspirou a moda sertaneja e essa se reescreveu.

A canção sertaneja é divida em três grupos. Veja:

Caipira ou de raiz: essa denominação surgiu depois do sertanejo (leia mais neste link) perder o foco em músicas do sertão a moda de viola com o surgimento de novos instrumentos e novas histórias. Essa subcategoria de sertanejo contempla somente os costumes do sertão. Temos como duplas consagradas nesse gênero Milionário e José Rico, Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó entre tantos outros clássicos.

Sertanejo romântico: nesse som é retratado todo o romantismo, esse introduzido no próprio nome. As melodias desse ritmo, fazem a pessoa que está do outro lado do rádio ter a sensação que o cantor está contando a vida dela. Ele conta fatos de paixão devastada, declara o amor e confraterniza a união. Nesse meio os mais celebres são Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, etc..

Sertanejo universitário: aqui conseguimos ver nitidamente a influência da cultura norte-americana. Os chapéus, grandes fivelas, botas, tudo é influência do country norte-americano. Em nenhum momento presenciaríamos um caipira brasileiro usando botas de cano médio com esporas. Mais voltado para a dança e mais ligeiro, o sertanejo universitário se diferencia dos demais. Também conta com mais instrumentos, como bateria, guitarra e teclado. Nessa subcategoria vemos grandes nomes da atualidade como Leo Magalhaes, Victor e Léo, Jorge e Mateus entre outros.

Os mais moços mesmo tendo roupas da moda e instrumentos novos ainda se envolvem com as canções sertanejas de raiz. Podemos afirmar isso devido às músicas da época dos nossos avôs serem regravados para envolver os mais moços. Dentre elas podemos destacar a música Boate Azul composta por Joaquim e Manoel e regravada por nomes como João Mineiro e Marciano, Bruno e Marrone, entre outros. Edson e Hudson, Tonico e Tinoco, entre outros, regravaram sucesso como As Andorinhas, feita pelo Trio Parada Dura.

No CD e DVD ao vivo de Leo Magalhães (veja mais neste link) é possível ouvir em sua voz e na de Amado Batista, sucessos de 1996, Cuida de Mim.

Com o intuito de alcançar um publico diversificado, há canções para todos os gostos. E mesmo para aqueles que torcem o nariz, não acredito que alguém seja incapaz de completar a frase “Num rancho fundo, bem pra lá...”.