Várzea ou Igapó?
 
Várzea ou Igapó?
 


Várzea ou igapó?

Descrevendo alguns ecossistemas amazônicos, percebe-se muitas vezes que alguns livros de ensino médio apresentam conceitos equivocados sobre o que é uma várzea ou o que é um igapó. Desse modo, o presente texto tem a função de esclarecer esses dois conceitos.

Várzea e igapó, ambos são ecossistemas amazônicos que sofrem ação das águas. Em outras palavras, esses sistemas naturais são inundados periodicamente pela águas do rios durante a estação úmida (chuvosa).

Então, qual é a diferença entre uma várzea e um igapó?

A diferença básica reside no tipo de rio que provoca a inundação desses ecossistemas. Se o rio é um rio de água branca, o ecossistema é uma várzea. Do contrário, se o rio for de água preta, o ecossistema é denominado igapó.

Para entender melhor, um rio é chamado de "água branca" na região amazônica quando carrega bastante sedimentos (terra). Por essa razão, a cor da água se torna esbranquiçada. É o caso do rio Solimões que nasce nos Andes, uma região muito montanhosa em que o processo erosivo ocorre freqüentemente adicionando grande quantidade de terra às águas que drenam esses terrenos.

Por outro lado, um rio é chamado de "água preta" ou "água escura", quando sua água apresenta alto teor de material orgânico dissolvido que confere essa cor escura à água. É o caso do rio Negro. Isso ocorre porque as águas drenam regiões de solos muito arenosos que são permeáveis a água e não retém alta quantia de matéria orgânica devido ao baixo teor de argila.

Portanto, como pode-se notar, os ecossistemas que são inundados pelas águas do rio Solimões e seus afluentes, são chamados de várzeas. Já aquele que se tornam imersos pelas águas do rio Negro e seus afluentes são chamados de igapós.

alt

Figura 1. Encontro das águas do rio Negro (à direita) com a água do Solimões (à esquerda). Os ecossistemas inundados pelas águas escuras são os igapós e os inundados pelas águas brancas são as várzeas.

Fonte da foto: http://www.cq.ufam.edu.br/Experimentos/Encontro_das_aguas/figura/encontro-das-aguas.jpg

Preparado a partir de:

VITOUSEK, P.M.; SANFORD, R.L. Nutrient cycling in moist tropical Forest. Annual Review of Ecology and Systematics, v.17, p.137-167, 1986.

 
Avalie este artigo:
1 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Luiz Felippe Salemi
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Formado no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da ESALQ/USP. É mestre em Ecologia Aplicada (USP), estudando Hidrologia e Biogeoquímica de Microbacias Hidrográficas. Se interessa por assuntos relacionados ao uso, manejo, e conservação do solo e da água em ecossistemas agrícolas e naturais. Ema...
Membro desde abril de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: