Variedades das crianças brasileiras
O Brasil é um país com grande diversidade de raças, culturas, religiões etc. Toda essa variedade reflete a riqueza do nosso país. Mas há um tipo de diversidade que não está relacionada com a riqueza brasileira, mas sim com a pobreza e carência do povo brasileiro. Estou falando dos diferentes nomes que são dados as crianças, distinguindo umas das outras com base, geralmente, em suas condições sociais.
Como exemplo desta situação de miséria pode-se citar a situação das crianças em nosso país. Elas podem ser encontradas nas ruas trabalhando como flanelinhas, esquineiros, engraxates ou recicladores-infantis. Ou ainda pedindo esmolas nos ônibus, esquinas e sinais correndo o risco de serem atropeladas, ao invés de estarem na escola ou desfrutando de algum tipo de lazer.
Outro tipo de "trabalho" desempenhado pelos filhos brasileiros é a prostituição. Isso é ainda mais vergonhoso num país como o Brasil, o qual é uma potência econômica da America Latina. Essas crianças, que geralmente são meninas, recebem nomes como: prostituta infantil, bezerrinha, ninfeta-de-praia, menina da noite, menina boneca ou menino ou menina-de-programa. Até a globalização como grande fenômeno do mundo moderno contribuiu nesta variabilidade do vocabulário brasileiro, pois também existem as meninas- Paraguai que vendem seu corpo pelo mesmo preço das bugigangas contrabandeadas do Paraguai, ou seja, R$ 1,99.
Há mais dois "tipos" de crianças que eu gostaria de citar. Uma delas se baseia no código penal distinguindo-as pelo crime que cometem, elas podem ser delinqüentes, infratores, aviões, trombadinhas. O outro "tipo" recebe o nome de criança-triste, elas não ficam tristes ou estão tristes, elas nascem tristes, pois não tem perspectivas de um futuro melhor.
Observe que estou me referindo á diferentes sinônimos que damos a palavra criança, os quais dependem da função que elas desempenham na nossa sociedade. É dever de todos nos admitir que a língua falada no Brasil é a mais rica e também imoral dos idiomas do mundo no que se refere à definição de criança. E talvez com essa nova consciência a realidade das crianças que estão por vir mude garantindo o direito que elas têm de serem apenas crianças.