Variedade ou cultivar?

Frequentemente os termos variedade e cultivar são usados na área agronômica ou florestal ou ambiental indistintamente. Mas o que eles querem dizer? Qual seria a diferença entre eles?

Os indivíduos de uma espécie de planta possuem variação natural, ou seja, eles não são idênticos. Com isso, há a necessidade de criar deminações que caracterizem as diferenças entre esses grupos de indivíduos. O termo variedade é utilizado quando aLguns indivíuos da espécie diferem dos demais no que se refere à alguns caracteres botânicos como, a título de exemplo, a cor da flor. Variedades geralmene são variações naturais que ocorrem na espécies em seus ecossistemas de ocorrência.

Por outro lado, o termo cultivar, que deriva do termo “variedade cultivada” (“cultivated variety" em inglês”) e significa que a planta distingue-se das demais por meio de caracteres agronômicos. Como o próprio nome indica, nesse caso a planta foi cultivada pelo homem para apresentar algum caracter que é atrativo do ponto de vista da produção agrícola como, por exemplo, a resistência à baixas temperaturas.  

Preparado a partir de:

PUPO, N.I.H. Manual de pastagens e forrageiras. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino, 1990.  

http://www.ipm.iastate.edu/ipm/hortnews/2008/2-6/CultivarOrVariety.html