Autores: Cícero dos Santos Rocha Junior
               Leddy Casimiro Silva
               Melquisedeque Albuquerque Landim.

       

1.    Introdução 

Atualmente percebe-se que o comércio varejista tem passado por várias mudanças, e sendo assim, as empresas que trabalham nesse segmento devem se adaptar as novas tendências desse mercado.

Um fator que causou grandes mudanças no varejo de acordo com Pereira e Martins (2008) foi o surgimento do código do consumidor, onde este estabeleceu mais obrigações e custos aos fornecedores e varejistas que precisaram providenciar , dentre outros serviços, centrais de atendimento para reclamações, trocas, devoluções, etc. Dessa forma com essas mudanças a grande preocupação dos varejistas e fornecedores passou a ser como continuar competitivos.

Juazeiro do Norte é uma cidade que tem conseguido se destacar, em âmbito nacional pelo seu crescimento econômico. Sua história é fundamentada na fé e devoção ao símbolo da cidade, o Padre Cícero.

Vários fatores contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade. Localizada, praticamente, à mesma distância das principais capitais do nordeste, Juazeiro do Norte se tornou ponto logístico estratégico. Possui um pólo universitário desenvolvido, contando com mais de 10 instituições de ensino superior, entre universidade e faculdades públicas e privadas. Seu setor industrial se apresenta em constante crescimento, sendo representados principalmente por indústrias de calçados, alimentos e jóias.

Apesar do destaque industrial, o principal propulsor da economia juazeirense é o comércio, responsável por quase 80% do PIB da cidade. O mercado religioso é movimentado e voltado para a figura do Padre Cícero. Todos os anos, por pelo menos quatro vezes, milhares de romeiros devotos do Padre Cícero e de outros santos provocam um aquecimento do mercado local, principalmente o varejista, o que encanta os empresários a investirem na cidade e explorarem esse potencial.

Este artigo tem como objetivo mostrar a força do comércio varejista local movimentado pela religiosidade e sua importância para o desenvolvimento econômico, social e cultural na região do Cariri.

 2.    Fundamentação Teórica 

2.1.  História de Juazeiro do Norte 

 

                   A cidade de Juazeiro Norte está localizada na região sul do Ceará, com área de 248 km² sua população chega a quase 300 mil habitantes. A chegada do Padre Cícero Romão Batista foi em abril de 1872.

 

Graças a ele, Juazeiro é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo 1,5 milhão de fiéis por ano os quais vêm reverenciar Nossa Senhora das Dores e Padre Cícero que introduziu uma política de fé, amor e trabalho, tornando-se um mito para o povo nordestino. Nas romarias, a cidade se transforma em um  centro de devoção com missas, bênçãos procissões, novenas, peregrinações e visitações, além de extraordinário mercado de artesanato regional e artigos religiosos.

 

                   Houve recentemente em Juazeiro do Norte a comemoração dos 100 anos de emancipação política que fez com que a cidade deixasse de ser um povoado do Crato.

De acordo com site Juazeiro, em 1889 durante uma missa ministrada pelo Padre Cícero uma hóstia que fora colocada na boca de uma beata chamada Maria de Araújo, transformou-se em sangue. Por esse fato ter se repetido várias vezes os fiéis logo o viram como um milagre. Dessa forma, católicos de vários lugares passaram a visitar o povoado à procura do Padre Cícero, com a esperança de também serem abençoados. Ainda segundo a mesma fonte,

 

Juazeiro do Norte é a cidade pólo de uma das regiões mais importantes do Ceará e com mais influência sobre a população estimada em três milhões de habitantes. Uma terra que se movimenta em torno do lema maior do Padre Cícero Romão Batista: Fé e trabalho.

 

                   Ressaltando ainda que por se tratar de uma cidade religiosa, muitos visitantes chegam e assim, movimentam seu comércio deixando na cidade um valores consideráveis para a economia local.

                   Para chegar a Juazeiro do Norte existem as rodovias federais e seis estaduais fazendo a ligação do Cariri aos principais centros do Nordeste. O seu terminal rodoviário possui um intenso fluxo, o que favorece as empresas de transportes interestaduais.

                   A potência da economia é demonstrada no crescente Produto Interno Bruto (PIB), que hoje é de dois bilhões de reais.  Pode-se perceber que a economia da região está em alta através dos grandes investimentos que estão sendo feitos. São dois shoppings, um concluído e outro em fase de construção que estão agregados nesse pólo comercial que é um dos maiores do interior do Nordeste.

De acordo com site Cariri notícia (2011, p. 2) :

Nos últimos seis anos a cidade passou a receber grandes redes de empresas situadas dentre as dez maiores do Brasil em faturamento. Investimentos que atenderam às expectativas destes grupos econômicos, incluindo multinacionais, e alguns até já foram ampliados. Caminhando nessa mesma direção, a rede hoteleira evoluiu e já conta com mais de três mil leitos em empreendimentos modernos, mantendo cozinha no padrão nacional e internacional. Não é diferente em relação aos cerca de 200 restaurantes com as marcas do requinte, conforto e qualidade. As opções de lazer acompanham o desenvolvimento no contexto integrado do turismo ecológico, religioso e de negócios. Além disso, o Geopark Araripe, primeiro das Américas, que garante sustentação e dá vazão ao turismo científico.

 

 

       Segundo a fonte, Juazeiro é um celeiro de cultura regional, e destaque no artesanato, um serviço que brota das mãos dos artistas para encantar as pessoas. Atualmente a cidade oferece 72 cursos de graduação, abrigando em torno de 22 mil estudantes de diversas partes do estado.O centro acadêmico já conta com 53 cursos de pós-graduação em diversas áreas, se compondo num dos mais importantes do Nordeste.

Os dados abaixo mostram algumas características dessa região:

Quadro 1

População (2010):

249.939 hab

Taxa média geométrica de crescimento da população  (2000/ 2010)

1, 6535% AA

Área

248. 832 km2

Densidade demográfica

1.006,91 hab/ km2

Coordenadas geográficas

Latitude 07º 12´ 46’’ sul e longitude 39º 18’ 54’’oeste

Localização

Área central da região metropolitana do Cariri, no Sul do estado do Ceará.

Limites

Caririaçú ao norte, Missão Velha ao leste, Barbalha ao sul e Crato ao oeste.

Altitude

337, 3m

Clima

Tropical quente

Estabelecimento de Saúde (2009)

132

Estabelecimento de saúde SUS (2009)

94

Frota (2002)

80. 686 veículos

Empresas industriais ativas (2010)

798

Estabelecimentos comerciais Varejo (2010)

2.982

Empresas de Serviços (18 ramos) (2010)

222

Empregos Formais (todas as atividades)(2010)

30.937

Empregos formais (Administração Pública) (2010)

5.612

Operações de crédito (2010)

R$ 378. 543.600,00

Fonte: Cariri Notícia

 

Nos últimos seis anos a cidade passou a receber grandes redes de empresas situadas dentre as dez maiores do Brasil em faturamento. Investimentos que atenderam às expectativas destes grupos econômicos, incluindo as multinacionais. A localização Geográfica da cidade é um dos motivos de ter se tornado pólo de atração dos novos investidores. O presidente do Sindicato dos Lojistas aduz que essa nova realidade vem acompanhada de um requisito que serviu para consolidar esse processo, que é o pólo educacional com universidades públicas e particulares.  Existem mais cinqüenta cursos, inclusive voltados para o aperfeiçoamento de profissionais do comércio. Para ele hoje:

 

as grandes redes atacadistas e do varejo no Brasil se instalam na cidade compondo o processo desenvolvimentista. Juazeiro, para o professor Micaelson Lacerda, do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca), vivencia um momento de intenso crescimento econômico. Segundo ele, isso ocorre acima da média do Estado. Entre 2004 e 2008 tornou-se a terceira economia mais importante do Ceará, ultrapassando os Municípios de Caucaia e Sobral que estão mais próximas da Capital.Entre os setores mais significativos, os serviços constituem-se em importante setor que impulsiona a atividade econômica. “É o Município do Ceará que possui maior participação do setor de serviços em sua economia, em torno de 80%”, ressalta Micaelson. Ele cita também a consolidação de polo universitário, os serviços de saúde, com a criação do Hospital Regional do Cariri, e o comércio em geral, atacado e varejo. É também o setor que mais gera empregos diretos. (PRESIDENTE SINDICATO DOS LOGISTAS, apud CARIRI NOTICIA, 2011. P.3)

 

2.2.  Varejo Local

                   Atualmente a região do Cariri vem se desenvolvendo e tem sido destaque nacionalmente. O aumento do consumo local e os novos investimentos na região têm motivado o crescimento econômico da mesma. Dados disponibilizados pelo SINE, o crescimento do setor varejista no Cariri no primeiro semestre de 2012 foi de 8,5%. De acordo com o Jornal o Povo Oline (2012), a gerente do Sine IDT, Ariádne, aduz que a tendência do crescimento é resultado de instalação de grandes empresas que atuam no varejo. Ainda segundo a mesma a maioria das empresas atuam no varejo, e é isso que vem puxando a economia caririense. E que isso se dá pela intervenção da iniciativa privada  e do poder público.

                   A Federação das Associações do Comércio, indústria, serviços e agropecuária do Ceará (FACIC), a Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ACAD) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tiveram a iniciativa de implantar o programa Varejo Competitivo, este programa é de âmbito nacional, desenvolvido para atender ao micro e pequeno comércio varejista alimentar (mercadinhos e pequenos supermercados). (Barreto 2012: 8 apud Jornal do Cariri, 2012) salienta que o setor teve uma taxa de crescimento de 6% no Brasil, enquanto que no Nordeste cresceu entre 15% e 16%. Significando que as grandes redes resolveram se instalar no Nordeste. E que o Cariri por ter um crescimento constante, vem chamando a atenção dessas grandes redes.

                   Dentro desse cenário pode-se afirmar que o desenvolvimento do comércio varejista no Cariri é uma grande oportunidade para os novos empreendedores locais e não locais. Sendo assim, permite-se afirmar que essa é uma ferramenta importantíssima e de grande valor para o povo Caririense.

 

2.3.   Crescimento do comércio religioso

                  

                   Outrora o comércio religioso era voltado somente para a cidade de Juazeiro do Norte devido à estátua do “PADIM”, isso tem mudado, pois a religiosidade popular e a peregrinação de romeiros em torno do “PADIM”, cultuado por muitos como santo, viabiliza os investimentos dos órgãos públicos no fortalecimento das romarias, que agora estão sendo expandidas para outros municípios, como o Crato, por exemplo, onde está em construção um monumento em prol de Nossa Senhora de Fátima, e Santana do Cariri, onde acontece a romaria que tem por símbolo a mártir Benigna Cardoso da Silva, a “Menina Benigna”. Este desenvolvimento gera o interesse por artigos religiosos, que são amplamente comercializados. Muitos estabelecimentos sentem os reflexos da fé cristã e investem em Artigos Religiosos. Anualmente, há demanda por livros bíblicos, terços, medalhas, crucifixos, chaveiros, imagens e velas têm aumentado.

                   Com o passar dos tempos essas empresas foram sendo fundadas com base nos movimentos que as igrejas realizavam e nos ideais de vida da sociedade. Todas as lojas contam com um leque amplo de produtos religiosos, que despertam o interesse pelo catolicismo. O maior objetivo das empresas é fornecer produtos que contribuam com o atendimento das necessidades espirituais das pessoas e as fortaleçam em sua caminhada de fé.                            A procura maior é por livros de orações, principalmente a bíblia.

                    Mas, os estabelecimentos também  investem em moda e disponibiliza camisetas bordadas à mão com pedrarias. Com a evolução do negócio religioso viu-se a necessidade de ampliar o mix de produtos das empresas e não só mais comercializar produtos como livros bíblicos, terços, medalhas, crucifixos, chaveiros, imagens e velas, a população e os romeiros ficaram  mais exigentes obrigando as empresas em comercializar produtos com criatividade, inovação e cada vez mais designer inovador. Atualmente já existem empresas virtuais de comercio religioso, empresas inovadoras que estão aproveitando a oportunidade de negócio para serem pioneiras no ramo, é o caso da empresa SJO Artigos religiosos, também pra empresários que querem aumentar seu mix de produtos e acompanhar o desenvolvimento do setor já estão sendo organizadas feiras anuais de artigos religiosos como é o caso da ExpoCatólica - feira de Livros e Artigos Religiosos principal evento dos fornecedores de produtos católicos do país.

                   No que diz respeito a livros litúrgicos, hóstias, partículas, incensos, já existem empresas que além de atender ao consumidor final também atende a todas as igrejas. As lojas dispõem de títulos das editoras Paulinas, Canção Nova, Paulos, Ave Maria, além de CDs e DVDs de artistas de música gospel. Entre as imagens de santos, estão as de resina e cerâmica, nos estilos barroco, contemporâneo e renascentista. As peças são produzidas por artesãos da região e por artistas de outros estados como, por exemplo, de Santa Catarina. Em sua maioria, o público direto do comércio de artigos religiosos é formado por cristãos católicos, que recorrem ao estabelecimento para presentear parentes ou pessoas queridas. As vendas são maiores nos períodos de romarias e entre as romarias o comercio matem suas vendas nos períodos de festas e datas comemorativas. 

                   Nestes períodos as empresas procuram renovar todo o estoque. A aposta maior é nas camisetas bordadas, que têm preços variados e custam entre R$ 30 e R$ 80. Para os que preferem as teorias religiosas, estão disponíveis bíblias em diversos formatos, desde as ilustradas e as catequéticas populares até as de estudo, que tem conteúdo mais complexo e aprofundado. Observou-se que, nos últimos anos, a juventude tem obtido destaque diferenciado no que diz respeito ao consumo destes bens e conta que há busca cotidiana pelos artigos tem aumentado com esse público mais exigente os empreendedores que enxergaram isso deixaram de ser simples vendedores de artigos religiosos de rua em época de romarias e passaram a ser empresários donos de seus próprios negócios, com empresas modernas. Outro grupo fiel de clientes é o dos padres que fazem, diariamente, novos pedidos de artigos. Eles também acabam sendo referência para outros clientes.

2.4. O que mudou no comércio religioso desde a sua origem até hoje.

                   “A ação do padre Cícero sobre a cidade de Juazeiro contribuiu para delimitar o espaço social, político e econômico. [...], o padre formava mutirões de sertanejos que trabalhava em troca de refeição e da benção do patriarca, reforçando a intrínseca relação entre o trabalho e a prática religiosa.” (ARAÚJO, 2011, p.89)

                   Ainda segundo Araújo (2011), esses grupos que eram formados para trabalho foram encerrados com a morte do Padre Cícero, porém a produção artesanal, as fabriquetas de bens simbólicos, a comercialização das lembranças da cidade continuaram com mais esperança a partir de uma crença imaginária do retorno do ‘padim’. Por outro lado, as romarias e o turismo religioso formado por devotos e comerciantes em busca de melhoria de vida e fé na ‘terra abençoada’ também continuaram e de forma crescente, contrariando as ‘elites’ que na época ignoravam tanta devoção e só viam ‘fanatismo’ no comportamento dos romeiros.

                   A produção artesanal desempenhou importante contribuição levando a região do Cariri a produzir diversos produtos tais como: esteiras, chapéus, vassouras, cordas, lamparinas, baldes, panelas, cinturões, alpercatas, arreios, potes, vasilhas e utensílios moldados por artesãos. Além disso, na ‘cidade santa’ existe um conjunto de fábricas que produzem alguns bens simbólicos, como estátuas do Padre Cícero, velas, cordéis e demais artigos religiosos. Essas fábricas na sua grande maioria são de ‘fundo de quintal’ que geram emprego e renda para um grande contingente de mão-de-obra.

“As riquezas matérias estão presentes direta ou indiretamente no imaginário do romeiro e se constituem forte motivação para os comerciantes em juazeiro do norte. Assim, vinculado ao espaço sagrado encontra-se um espaço econômico de bens simbólicos, expresso através dos seguintes circuitos: a) esperança de obter benção nos negócios; b) produtos comercializados nas rotas de romaria e c) fábricas e oficinas que produzem bens simbólicos ao Padre Cícero. [...].” (ARAÚJO, 2011, p.120).

                   “O comércio da cidade se alimenta, sobretudo com as peregrinações e o turismo.” (GUIMARÃES, 2011, p.47)

       Com a grandiosidade de visitas o aumento nas vendas é inevitável e com isso é preciso contratar mais profissionais para atender a demanda. Ivaneusa Lóssio é proprietária de uma livraria que também vende artigos religiosos, afirmar que na época da romaria contrata mais vendedores para suprir a demanda, ela fala que o aumento nas vendas varia de 100% a 150%.[1]

“O turismo religioso impulsiona o comércio local. Segundo José Carlos Santos, 90% do dinheiro que circula na cidade com as peregrinações fica no comércio informal. E a produção artesanal é a mais procurada: santos de madeira e argila, amuletos, réplicas de partes do corpo usadas por pagadores de promessas, fitas, terços, entre outros. Mas há também opções de comércio formal, como o Centro de Apoio ao Romeiro.”[2]

 

       O que realmente mudou no comércio religioso desde a sua origem foi o aumento de variedades e tipos de produtos para comercialização, com o passar dos tempos os comerciantes aumentaram o mix de produtos religiosos e com isso o faturamento só aumentou, atrelado a isso o turismo religioso foi intensificado e hoje a região do cariri, em especial a cidade de Juazeiro do norte é visitada por milhões de pessoas todo ano, com isso além de aquecer o comércio, hotéis e infraestrutura foram criados para acomodar cada vez mais a grande quantidade de pessoas que visitam a cidade.

 


[1]Informações disponíveis em: <http://www.c1cariri.com/2013/09/romaria-incrementa-comercio-religioso.html>. Acesso em: 21/fev/2014.

[2]Disponível em: <http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/12/turismo-religioso-leva-milhoes-de-visitantes-juazeiro-do-norte-ce.html>. Acesso em: 21/fev/2014.

 

3.    Considerações Finais

             Pode-se perceber o quanto o varejo religioso tem contribuído para o desenvolvimento local do Cariri. E que as novas mudanças exigidas pelo mercado tem exigido inovação da parte dos comerciantes.

             Juazeiro é uma cidade de muitas oportunidades e a cada dia tem expandido economicamente. Como foi visto, novos investimentos são realizados nesta região, e isso, é uma prova de que as empresas de fora tem acreditado no potencial do varejo caririense

             Como foi citado anteriormente de acordo com o Jornal o Povo (2012), a gerente regional do Sine IDT na região do Cariri tem uma avaliação positiva do crescimento de emprego na região e principalmente no setor varejista que vem ofertando mais emprego que a média de outros setores.

             Portanto pode-se perceber que o varejo vem ganhando espaço a cada dia e que o mesmo tem se modificado para que possa permanecer firme no mercado. Cabe assim, a cada empresário que atue nesse ramo, desenvolver e suas habilidades em prol do desenvolvimento deste setor, uma vez que este favorecerá para o seu sucesso empresarial. É válido salientar que a população caririense tem uma grande ferramenta para desenvolvimento econômico, social e cultura; o varejo.

 

 4.    Bibliografia 

ARAUJO, Maria de Lourdes. A cidade do Padre Cícero: trabalho e fé. 1. ed. Fortaleza: Editora Imeph, 2011.

Brasil Economico. Mercado da Fé. Disponível em: http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/mercado-da-fe-movimenta-r-15-bilhoes-no-pais-por-ano_134184.html > Acesso em: 23 de fev.2014

Cariri Notícia. Juazeiro do Norte: Economia em Expansão. Disponível em: <http://www.caririnoticia.com.br/2011/06/juazeiro-do-norte-ce-economia-em-expansao-municipio-e-polo-de-desenvolvimento-regional.html> . Acesso em: 22 de fev. 2014

Diário do Nordeste. Diversidade de produtos religiosos esquenta o varejo. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/diversidade-de-produtos-religiosos-esquenta-varejo-1.127389>. Acesso em 23 de fev.2014;

GUIMARÃES, Therezinha Stella. Padre Cícero e a nação romeira: estudo psicológico da função de um "santo" no catolicismo popular. 1. ed. Fortaleza: Editora Imeph, 2011.

Jornal do Cariri. Varejo Cresce no Cariri e projeto Sebrae promete impulsionar negócios. Disponível em: http://www.jornaldocariri.com/varejo-cresce-no-cariri-e-projeto-do-sebrae-promete-impulsionar-negocios/. Acesso em: 27 de fev. 2014.

Juazeiro CE. História de Juazeiro. Disponível em: <http://www.juazeiro.ce.gov.br/Cidade/Historia/>. Acesso em 22 de fev. 2014..

O Povo. Setor varejista emprega mais no Cariri. Disponível em:< http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2012/07/21/noticiasjornalceara,2882982/setor-varejista-emprega-mais-no-cariri.shtml.> Acesso em: 27 de fev. 2014.

SJO. Artigos religiosos. Disponível em: <http://www.sjoartigosreligiosos.com.br/produtos-com-seu-santo> Acesso em:23 de fev 2014;