Há alguns anos atrás virou moda investir em franquias. Diversas marcas lançaram as suas franquias, muitas marcas surgiram.

Atualmente muitas dessas marcas não existem mais e muitos franqueados acabaram por não se darem muito bem em suas empreitadas.

Mas algumas delas ainda atuam firme no mercado e muitos franqueados colhem os bons frutos.

Podemos dizer com isso que existem muitas vantagens e desvantagens em investir em uma franquia e que é preciso fazer uma boa análise para descobrir qual lado da balança pesa mais.

Os especialistas dão muitas dicas e a principal é o estudo de mercado. É preciso analisar se o que aquela franquia vende terá consumidores no local onde se pretende abri-la.

Essa é uma análise profunda e investir em ajuda profissional pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso.

Outro fator importante e que é muitas vezes o grande problema de muitos franqueados é que não se entende nada sobre o que a franquia vende. Investe-se, pois se acredita na marca, mas na hora de levar o negócio adiante se perde por não saber administrá-lo.

As franquias vão dizer aos franqueados que darão todo o apoio necessário e dão mesmo, mas na prática no dia a dia quem vai atuar é o franqueado e não entender do assunto vai pesar.

Os aspectos burocráticos também causam muitos problemas aos franqueados. Mais uma vez vale a pena investir num especialista que leia o contrato com rigor e mostre os prós e contras do mesmo.

Normalmente o investimento nas franquias é alto e por tudo isso é preciso ter certeza de que aquele novo negócio irá de fato prosperar.

Toda análise e cuidado são poucos na hora de fazer um investimento desses. Se após tudo não tiver certeza de que é o melhor negócio, não o faça. Se pensar diferente e acreditar que dará certo, boa sorte.