Atualmente, tirar carteira de motorista não é um processo muito fácil. Isso porque a quantidade de acidentes nas ruas e estradas de todo país exigem dos órgãos reguladores critérios que verifiquem uma série de qualidades necessárias aos pilotos de motos e carros. Noções de primeiros socorros, vídeos explicativos com exemplos de situações reais de direção, noções de direção defensiva e muito mais. Um dos exames necessários ao se tirar carta é o de visão e qualquer deficiência deve ser marcada na carteira de habilitação. Neste aspecto, o que se observa é que há pessoas que preferem usar lentes de contato a usar óculos. No caso das lentes, muito se avançou em qualidade e durabilidade, mas dúvidas ainda persistem. Seria interessante trocar óculos por lentes? Elas dão muito trabalho? Neste artigo vamos falar disso um pouco.

O que são as lentes de contato?
São   pequenas   lentes   semi-esféricas   que   se aplicam diretamente na córnea.

Quando podem ser usadas?
O uso de lentes de contato pode obedecer a motivos puramente estéticos ou de alterações oculares. São indicadas nas ametropias e nos casos de córnea cónica, defeitos hereditários que se desenvolvem na puberdade.

Que tipos de lentes existem?
Basicamente existem dois tipos de lentes de contato: as gelatinosas e as duras. As primeiras são de um material plástico, as segundas de vidro.

Quais as vantagens de uma e de outra?
As lentes de contato duras são mais baratas e mais fáceis de limpar. As gelatinosas são mais fáceis de colocar e se adaptam melhor à córnea, fazendo com que a visão seja melhor.

E seus inconvenientes?
As duras causam mais incómodo e quebram com mais facilidade, devido ao material com que são elaboradas. As gelatinosas são mais caras e têm que ser limpas com frequência, já que se turvam com o uso.

São difíceis de colocar?
No início a colocação apresenta uma certa dificuldade; com um pouco de prática são colocadas e tiradas facilmente.

Produzem incómodos?
Os primeiros dias são um pouco incómodos e produz-se a sensação de um corpo estranho no olho; por isso se aconselha colocá-las durante pouco tempo. Logo desaparece o incómodo e consegue-se uma boa adaptação. Às vezes causam dores de cabeça que costumam desaparecer depois de uns dias.

Quanto tempo podem ser usadas sem que represente nenhum perigo para o olho?
Recomenda-se tirá-las duas vezes ao dia: ao meio-dia e à noite, para que os olhos descansem e se lubrifiquem com as lágrimas. No entanto, muitas pessoas as toleram bem durante todo um dia. Após 24 horas de uso sem descanso costumam produzir incómodos oculares, como: coceira, lacrimejos e congestão conjuntival.

Precisam ser limpas frequentemente?
Sim, é necessário limpá-las toda vez que forem retiradas dos olhos.

O que deve ser feito quando entra no olho poeira ou um corpo estranho e se está usando lente?
Nestes casos deve-se retirar a lente e limpar o olho afetado com soro fisiológico para extrair o corpo estranho. Depois de uma pequena pausa pode-se colocar de novo a lente, sempre que não se tenha produzido nenhuma lesão ocular.

Fala-se que em certos casos não é aconselhado o uso de lentes de contato.
Não é aconselhado nas profissões em que seja frequente a exposição ao pó, ao vento e a pequenos corpos estranhos, já que pode produzir-se lesão de córnea grave em caso da presença prolongada de um corpo estranho no olho com lente. É claro que também estão contra-indicadas em todas as infecções inflamatórias oculares.

Deve-se procurar periodicamente o oftalmologista, como se faz quando se usa óculos?
Mesmo que a evolução das ametropias costume ser mais lenta com o uso de lentes, são necessárias as revisões oculares periódicas.