O Ganoderma é utilizado há mais de 2000 anos, principalmente no extremo oriente. Trata-se de um produto natural que possui uma vasta variedade de espécies derivadas e que se acredita que têm muitos benefícios para a saúde. Estão contabilizadas mais de 80 espécies deste fungo, que cresce perto do tronco das árvores da família do acer. O Ganoderma é designado no continente asiático por “erva de potência espiritual”.

O língzhī é uma das espécies mais populares de Ganoderma, pois é um alimento versátil que tem um paladar bastante agradável, seja qual for o método da sua confecção. Mas são as suas propriedades naturais que fazem o sucesso deste fungo, tendo conquistado milhões de consumidores que recorrem a ela para combater a pressão arterial, colesterol, glicemia e outras doenças.

É na Asia que este fungo tem as condições ideias para o seu desenvolvimento, principalmente pelas condições climatéricas, embora se esteja a tentar produzir o mesmo noutros continentes.

O consumo de Ganoderma nas mais variadas formas pode ajudar em muito a melhorar a sua saúde, nomeadamente no que respeita a certas doenças do foro cardíaco e sanguíneo. Essas propriedades do Ganoderma estão presentemente a ser testadas por diversos estudos médicos que procuram averiguar até que ponto o cogumelo língzhī pode actuar. A medicina asiática atribui-lhe as seguintes potencialidades:

– Capacidades imunoreguladoras

– Efeitos anti-cancerígenos

– Protecção do fígado contra problemas infecciosos

– Diminuição do risco de infecções urinárias

– Atenuação de consequências resultantes de terapias por radiação

– Capacidades anti-fúngicas de ordem externa

– Efeitos anti-oxidantes retardantes e aliviadores

– Efeitos corporais e sanguíneos anti-bacterianos

– Facilitação da redução dos níveis de colesterol

– Diminuição do risco de infecções urinárias

            – Efeitos anti-virais elementares

– Efeitos importantes na regulação da hipoglicemia

– Fortalecimento da resistência muscular e articular

– Capacidades anti-fúngicas de ordem externa

– Ergue defesas no combate a doenças fibromiálgicas

– Efeitos importantes na regulação da hipoglicemia

 

Os benefícios identificados podem ser obtidos depois de confeccionado o cogumelo, tal como um vulgar tortulho selvagem, ou seja, pré-preparado em água quente, e servido a gosto, consumido na forma de café Organogold ou qualquer outra forma de processado.