Uma questão a ser analisada e discutida para uma boa administração de codomínio é o fato das regras e a liberdade e principalmente o respeito que todos deve ter , para uma criança entender é muito fácil. Mas os pais e os adulto responsável pode levar isso como ofensa ou humilhação. O respeito mutua é fundamental para convivência.

      Sou sindico é agora ? é possível está preparado para os conflitos que possa vim? É uma opção ou oportunidade?

Ele precisa está atendo a tudo que acontece lá, tem que gerir as necessidades, e assumir os problemas toda parte civis ou judicial. Tem que saber fazer asa negociações. E saber lidar com as diferencias entre os zeladores, administradores e os conselhos. Antes de ser o sindico é fundamental fazer um treinamento e esta dentro do perfil e tempo disponível o suficiente para ver as mudanças e o que está acontecendo dentro do codomínio. Se você quer um dia ser sindico passa primeiro pelo conselho, depois Sub Sindico e por ultimo sindico pois ai essa pessoa passou por todos os setores e já entende um pouco o que é tarefa de um o que é direito do outro. Então é uma responsabilidade enorme quando se torna oficialmente sindico.

A sensibilidade boa comunicação e humor são essenciais para essa função dentro da administração de codomínio. Pois se vivem  todos em um só lugar, então tem que criar serie de caminho para obter soluções que poderão ajudar todos os moradores. Pode ser criado por meios da tecnologia um canal que é entre o sindico e os moradores para sugestões e reclamações.  Aquele livro de ocorrência pode ser interpretado de forma errada pois pode entrar na privacidade de outros moradores. Há uma preocupação nessa questão. 

Criar um horário para conversar com os moradores pode também funcionar na administração de codomínio. Hoje tem muitas dificuldades em escutar, todos só querem falar. O Sindico precisa de um mediador, para neutralizar quedas e tendência para um lado ou não, então tem que ter igualdade entre todos.

A manutenção do prédio tem que ser conversado todos tem que está a favor. Quando há um conflito entre os moradores é importante saber as causas e o mediador de preferência seja fora do codomínio para não ter nenhuma tendência em ambas das partes. Para identificar um bom mediadores é pela competência. E para achar eles tem muitos canais ou instituto capacitado que tenham profissionais eficientes.

Na troca de sindico um bom planejamento e uma preparação faz parte para um bom funcionamento.