Na cozinha é difícil conseguir cozinhar algo gostoso, com baixo teor calórico, de maneira rápida e sem gastar muita energia ou gás. Ou você tem uma característica ou outras. Para restaurantes, encontrar um meio de convergir todas essas habilidades é uma vantagem e tanto na hora de conquistar novos fregueses.

A saída mais próxima de um alimento que angarie essas qualidades é cozinhar no vapor. Essa opção não deixa a comida com gosto ou cheiro diferente, além de ser totalmente light, já que não vai nenhum tipo de gordura ou óleo para cozer.

Os nutrientes também são beneficiados no cozimento a vapor. O valor nutricional dos alimentos é conservado, como as vitaminas e minerais. E, diferente do que se pensa, a comida não fica seca, mantendo o sabor e a suculência.

Entre os alimentos que ficam uma delícia estão os legumes no vapor, carne no vapor e frutos do mar, como camarão no vapor.

Em casa usamos panelas especiais para cozinhar no vapor, mas em restaurantes esse procedimento pode ficar muito lento para o número de demandas. Por isso o mais indicado é o uso de um forno combinado. Além de outras várias funções, ele proporciona esse cozimento a vapor sem danificar outros tipos de comidas preparadas no mesmo aparelho. Isso tudo ao mesmo tempo. A agilidade e o ganho no tempo será um fator essencial no estabelecimento.

O cozimento no vapor é uma prática bastante indicada para restaurantes que prezem não só pelo sabor, mas também pela qualidade e valores nutricionais de seus alimentos. E o forno combinado é indicado para esses locais, também para outros procedimentos, como assar, descongelar, fritar, regenerar. Tudo ao mesmo tempo e de maneira rápida.