Faculdade Nossa Cidade

 

             A história da valorização do funcionário existe desde a era bíblica quando Deus recompensava os que o seguiam, os reis e generais que premiava os cavaleiros pelos serviços prestados. Com uma maneira diferente de recompensá-los, e com isso o homem foi ganhando importância ao longo do tempo.

            No início e nos embriões da administração cientifica, os homens serviam apenas para produção e desempenho de tarefas, eram treinados apenas para o aumento da produção.

            Não se pensava na melhoria do ambiente de trabalho não se preocupavam com o conforto dos funcionários, pensavam que isto não estava ligado diretamente ao desempenho das pessoas, apenas se preocupavam com o aumento de produção.
            A gestão de pessoas começou a ser abordada por Fayol com a estrutura Organizacional da empresa onde envolve uma analogia de estrutura a todo tipo de organização.
            O ser humano ganhou destaque nas filosofias humanistas que foram surgindo com o passar dos anos e se associaram a administração; com isso passaram a se preocupar mais com as pessoas, mas não deixando de se preocupar  com a produção.
            A partir de então as empresas começaram a ver que um funcionário feliz era o diferencial tornando assim ferramenta imprescindível para as organizações no mercado.

            O colaborador que se sente valorizado por sua empresa ele se compromete e se empenha para verificar possíveis perdas, em fases intermediarias do processo e com o conhecimento ele passa a solucionar e trazer melhorias e inovações para resolver o problema, onde a organização não precisa se comprometer com a mão de obra especializada.

            A valorização do funcionário identifica as necessidades e os desejos, onde se variam de pessoa para pessoa, onde os gestores precisam entender, onde cada funcionário se enquadra de acordo com o perfil e habilidades de cada um, pois muitas vezes uma pessoa se desenvolve melhor uma área em que entenda , conheça toda a rotina e goste, e também ela precisa se sentir importante para organização, mas se isso não ocorrer, esta pessoa não conseguirá desenvolver totalmente as suas habilidades profissionais, por isso a importância do conhecimento das necessidades de cada funcionário na tomada de decisão e na operacionalização organizacional, como peça chave na motivação, com o reconhecimento do colaborador aumentando a sua produtividade.

            Esse reconhecimento é feito por intermédio de recompensas dadas aos colaboradores como uma premiação por seu trabalho desenvolvido para a organização. Segundo Dutra (2002, p.171); as recompensas são entendidas como as necessidades do colaborador como: econômicas, crescimento pessoal e profissional, segurança, projeção social e etc. Que são as necessidades fisiológicas de Maslow.

            As organizações que enxergam seus funcionários como o recurso mais importante que ela possui e valorizam os mesmos, com certeza tem um grande crescimento e maior fidelidade, diminuindo a rotatividade de pessoal.

 

 Autoria: Irene dos Anjos Germano

Orientação: Profª Ms. Esther Cosso