No dia 16 de fevereiro de 2008 iniciei a minha participação, ininterrupta, no www.caminha2000.com ; em 10 Setembro 2010 no http://www.webartigos.com/autores/bartoloprofunivmailpt/ ; em 10 de Fevereiro de 2011 no http://diamantinobartolo.blogspot.pt/¸em 6 de Fevereiro de 2012 no http://arpcaminha.blogspot.pt/  e em 18 Novembro 2012 https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1, com trabalhos de reflexão pessoal sobre variadíssimos temas que considero atuais. Trata-se, na minha modesta opinião, de um humilde contributo, visando expor o meu pensamento sobre assuntos que me preocupam, outros que me dão muito prazer, outros, ainda, para divulgar a inteligência de grandes mestres universais, com os quais muito teremos de aprender ao longo das nossas vidas.

Foram trezentas e setenta e seis semanas, a que correspondem cerca de setecentos artigos, pensados, escritos e divulgados através destes órgãos de comunicação social digital. Embora a sua natureza seja no âmbito da informação local, regional e internacional a verdade é que todos são lidos nos quatro cantos do mundo, por milhares de portugueses emigrantes, mas também, não haverá dúvida, por milhões de falantes da Língua de Camões.

Penso, com toda a sinceridade, que a lusofonia terá muito a ganhar com estes contributos, por isso, é meu dever manifestar a minha gratidão a todos os leitores que paciente e tolerantemente, me têm lido; depois, expressar o meu reconhecimento aos responsáveis por órgãos de comunicação social, porque me deram a oportunidade de, universalmente, divulgar o meu pensamento.

Ao longo destes mais de sete anos, algumas centenas de assuntos foram expostos pública e mundialmente, através deste poderoso meio que é a internet. A vontade de contribuir para um mundo melhor, pela implementação dos valores mais naturais e legítimos, como a vida, a saúde, a amizade, a lealdade, a solidariedade, a confidencialidade entre amigos, a paz, enfim, a felicidade, esteve sempre presente.

Em nenhuma circunstância, como de resto já foi referido em outros momentos, neste mesmo espaço, esteve na mente do autor qualquer intenção de magoar, ofender ou prejudicar quem quer que seja. Sempre se respeitaram as opiniões, as posições, os princípios, os valores, as convicções e atitudes das pessoas, mesmo, quando elas não concordavam com o pensamento exposto.

O trabalho desenvolvido ao longo destes mais de sete anos é extremamente gratificante do ponto de vista ético-moral, espiritual, de realização literária. Materialmente, é bem sabido que não foram auferidos quaisquer benefícios, nem esse objetivo alguma vez se colocou.

É oportuno tecer, neste contexto, um justo comentário de agradecimento muito especial, a todas as pessoas que, na qualidade de minhas formandas, consultaram, semanalmente aqueles órgãos de comunicação social, para entre outros assuntos, lerem os meus artigos, e, posteriormente, nas sessões de formação me colocarem as suas dúvidas, suscitarem o debate aberto, democrático e muito produtivo para todos.

A somar a esta informação, que fui colhendo ao longo dos anos, outras me chegaram, de diversos quadrantes políticos, religiosos, sociais, estatutários, provenientes das mais diferentes origens económicas e etárias. O enriquecimento cultural, a todos os títulos, que resultou para o autor é, por si só, impagável e estimulante para prosseguir com este projeto, pelo menos enquanto me forem dadas condições para continuar a divulgar as minhas ideias.

Este projeto, que classifico de “Cidadania Participativa” no domínio das Ciências Sociais e Humanas: Filosofia, Ética, Axiologia, Direitos Humanos, Política, Religião, Sociologia, História, etc., vem sendo implementado pelos Órgãos de Comunicação Social digital, através do http://www.caminha2000.com http://www.oconsolador.com.br/ano8/379/principal.html http://www.webartigos.com/autores/bartoloprofunivmailpt/  http://www.uniamerica.br/site/revista/index.php/pleiade/article/view/174 http://bdigital.ufp.pt/handle/10284/442 Blogs: http://diamantinobartolo.blogspot.com http://arpcaminha.blogspot.pt/ http://fernandorpatrocinio.blogspot.com.br/  Facebook’s: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1 https://www.facebook.com/lenira.bartolo https://www.facebook.com/liliana.bartolo.9 http://www.facebook.com/alexis.sa.733 https://www.facebook.com/cecil.lwkas http://www.facebook.com/belita.segadaes https://www.facebook.com/adomarrocos https://www.facebook.com/licaarmadaadv.

Evidentemente que cabe aqui, também e com idêntica consideração, uma palavra de agradecimento a outros órgãos de comunicação social locais, nacionais e internacionais, em suporte físico de papel: Jornal “O Caminhense”, “Jornal Terra e Mar” e “Jornal A Nossa Gente”, bem como às Revistas: “Filosofia, Ciência & Vida” S. Paulo – Brasil e “Pórtico Cerveirense” – Vila Nova de Cerveira – Portugal.

Como facilmente se infere, trata-se de um desígnio, iniciado há vários anos, que por sua vez tem possibilitado o aparecimento de várias oportunidades para, ao longo do tempo, ser igualmente divulgado e distribuído em suporte de papel, através de artigos e livros, os quais, desde já, se mencionam aqui para completa informação das pessoas que seguem este trabalho.

Para eventual leitura/aquisição, esclarece-se, portanto, que já foram publicados os seguintes artigos/livros:

Cooperação Universal nos Direitos Humanos, in Revista Filosofia, Ciência & Vida, S. Paulo/Brasil: Escala, Ano II, Nº 22. 2008. O Desafio de Viver em Sociedade. 1ª Edição, Lisboa: Chiado Editora. Junho-2011; Crônicas, Cartas e Trovas. (Religião e Valores Culturais – págs 154-158). Coedição. Organização de Clarisse Maia-Guedes. Teresópolis-RJ/Brasil: Guemanisse; S. Bento, Pescador de Homens. Confraria de S. Bento, Homenageia a Fé dos Seixenses. 1ª Edição, Lisboa: Chiado Editora; Vários Artigos, in Pórtico Cerveirense, Secção: Cultura e Cidadania, Gondarém – Vila N. Cerveira: Juvia – Pontevedra – Espanha, Nºs 2 a 12 e 5. (2008-2012); Dinâmica das Palavras: Deontologia Profissional. Perspetivas de um Professor, págs. 102-109). Coedição. Organização de Clarisse Maia-Guedes. Teresópolis-RJ/Brasil: Guemanisse; 2012. Direitos Humanos: Alicerces da Dignidade. 1ª Edição, Lisboa: Chiado-Editora. 2012; Aldeias: Amor-de-Amigo, págs. 119-1126).Coedição. Organização de Clarisse Maia-Guedes. Rio de Janeiro/Brasil: Guemanisse. 2013; A Nobreza do Poder Local Democrático. 1ª Edição, Lisboa: Chiado-Editora. 2013; Rotas: Amigo Especial: Onde Estás? Págs. 06 e 60-a-69. Coedição. Organização de Clarisse Maia-Guedes. Rio de Janeiro/Brasil: Guemanisse.2014, Lealdade nas Relações Pessoais, 1ª Edição, Lisboa: Chiado Editora, 2014 e em 04 de Julho de 2015, em Caminha-Portugal, será lançado o livro: “Valores e Prudência na Vida Social”, para o que se convidam todos os leitores.

Sem falsa modéstia, afigura-se que o balanço do trabalho já realizado é, francamente, positivo, justamente, porque, tratando-se, embora, de um humilde contributo para a cidadania participativa, tem concorrido para que muitas pessoas, inseridas em processos de educação/formação tenham acesso a ideias, eventualmente, diferentes das suas, perspetivas pessoais de olhar a vida, a sociedade e o mundo.

O balanço é positivo, também pelos comentários que são feitos diretamente ao autor, naturalmente que uns concordando; outros discordando; outros ainda sugerindo diferentes alternativas. Com todos eles, muito se aprende, se enriquece e se desenvolve o pensamento, evitando-se, desta forma, o dogmatismo que estigmatiza quem o utiliza e defende, sem possibilidade de abertura aos outros.

A adaptabilidade e a flexibilidade às novas formas de posicionamento na sociedade, aos sentimentos, valores, princípios e condutas dos que connosco convivem, no dia-a-dia, às Instituições com as quais trabalhamos e/ou das quais nos servimos, para a resolução dos nossos problemas, cada vez mais complexos, são, atualmente, qualidades e capacidades que se podem e devem desenvolver, justamente, através de muita leitura, da troca de opiniões, da aceitação democrática do pluralismo das ideias, enfim, do exercício das boas-práticas cívicas.

É incontestavelmente desaconselhável que pessoas, grupos, comunidades, e instituições se fechem em si próprias. Ninguém é totalmente autónomo, por muita riqueza material que possua, por imensos conhecimentos que tenha, pela eventual influência que consiga mover a quaisquer níveis.

Hoje, a PARTILHA é a palavra de ordem, os valores da Solidariedade, da Lealdade, da Reciprocidade, da Confidencialidade entre as pessoas que se querem bem, do Respeito, da Dignidade e da Espiritualidade, entre outros; os sentimentos da Amizade, no tal contexto de um verdadeiro “Amor-de-Amigo”, do Carinho, da Estima, da Consideração, da Esperança e da Salvação; o posicionamento que resulta dos Saber-ser, Saber-estar, Saber-fazer e do Saber-conviver-com-os-outros, são fundamentais para que o ser humano tenha uma existência compatível com a sua superior dignidade, enquanto ser criado à imagem e semelhança do seu CRIADOR, para quem acredita num Ente Supremo e Absoluto, DEUS.

Partilhar, com justiça, com amor, com alegria, com esperança, não com a exigência, da reciprocidade, embora não a subestimando, pode conduzir-nos à Paz e à Felicidade. Neste sentido, pretendo conduzir este projeto, isto é, que a partir dele, possamos viver com Saúde, Amizade, Educação, Trabalho, Paz e Felicidade, sempre na Graça de DEUS.

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

E-mail: [email protected]

Blog Pessoal: http://diamantinobartolo.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

Portugal: http://www.caminha2000.com (Link’s Cidadania e Tribuna)

http://www.caminhense.com

http://arpcaminha.blogspot.com/

Brasil: http://www.webartigos.com/autores/bartoloprofunivmailpt/

http://www.uniamerica.br/site/revista/index.php/pleiade/article/view/174

http://fernandorpatrocinio.blogspot.com.br/