O vale cultura é um acrescentamento ou benefício que aprioristicamente auxilia os trabalhadores que ganham cerca de até 5 (cinco) salários mínimos. Este vale possui certa verossimilhança com o vale-refeição e vale-transporte. Funciona da seguinte forma: o laborante recebe um cartão magnético que poderá ter acesso a diversos entretenimentos, como exemplo, teatro, cinema, compra de livros, entre outros. O saldo do vale mensal é de R$ 50,00 (cinqüenta), o desconto no salário do empregado é de 10 % no valor do vale cultura, ou seja, R$ 5 (cinco), entretanto, caso o trabalhador possua mais do que o máximo de salários exigidos pelo regulamento, este terá que arcar com de 20% a 90% do valor do vale.

   O impacto na vida do trabalhador, sem sombra de dúvidas, é benéfico, tendo em vista, todas as preocupações tidas pela iniciativa de um melhor equilíbrio entre o labor e o emprego. E quem disse que os trabalhadores não possuem vida social? O vale cultura veio, precisamente, para quebrar paradigmas que no passado ainda eram restritos sobre o tema, no entanto além de fortalecer o mercado e os serviços culturais também fortalece os cidadãos que são apreciadores de cultura.

   Os empregadores, na verdade, não terão quase nenhum tipo de gasto, tendo em vista, o incentivo fiscal feito pelo governo acerca da adesão do vale.