Utilização da Rede Social Facebook para realizações de vendas através de Comercio Eletrônico com estratégias de marketing eletrônico

 

 

 

RESUMO

 

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como uma ferramenta de rede social pode aprimorar as vendas de produtos através de comércio eletrônico.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Com o aumento das vendas via internet proporcionado pelo comércio eletrônico, facilidades para pagamento com diversos tipos e formas seja de cartão de crédito, débito e transações on-line para efetivação de pagamento, a praticidade que usuários de internet tem em redes sociais como, por exemplo, Facebook, e a logística de distribuição de operadores logísticos,fica mais fácil as empresas realizarem as vendas de produtos pela internet.

 

Para (DIONISIO et al, 2011):

 

Para tanto, é de suma importância que as empresas estabeleçam ajustes nas tecnologias empregadas nas operações tendo visão e planejamento para futuros negócios, em que clientes, pessoa jurídica (empresa) ou física, exijam cada vez mais de empresas que pretendam prestar o serviço logístico.

 

Nesse caso terá que haver um envolvimento das empresas que vendem produtos e operadores logísticos para montarem essa estratégia.

 

Para que isso aconteça, as empresas envolvidas contam com os recursos vindos da Tecnologia da Informação (TI).

 

(ZELBST et al, 2010) citado por (DIONISIO et al, 2011) a união da Logística e da TI facilita a questão da segurança da carga,utilizando programas para rastreamento, acurácia do estoque de um armazém e captação de dados em tempo real. Essa junção é estratégica para empresas que queiram sobressair no mercado atual e ampliar seus negócios pensando no longo prazo.

 

Essa parceria estratégica das empresas envolvidas, com a utilização do Facebook,faz tornar o comércio eletrônico cada vez mais atrativo para consumidores que não possuam muito tempo para irem à lojas físicas.

 

 

METODOLOGIA

 

A forma de pesquisa apresentada por este artigo possui caráter exploratório. Roesch (1996) afirma que a utilização do modo exploratório visa levantar questões e hipóteses para futuros estudos através de dados qualitativos. Neste sentido, a pesquisa exploratória se mostra mais indicada e os conhecimentos gerados visam reunir elementos para estudos futuros junto a empresas de comércio eletrônico ou áreas outras empresas que possibilitam as vendas pelo comercio eletrônico.

 

A mesma pesquisa também foi desenvolvida usando a pesquisa bibliográfica, que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. (SEVERINO, 2007, p. 122). Também pode ser consultado material utilizado da internet e materiais utilizados em sala de aula disponibilizados por professores.

 

 

 

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

A definição de comércio eletrônico é a de que todos os processos envolvidos na cadeia de valor realizada em um ambiente eletrônico, onde é utilizado ferramentas com alto  padrão de tecnologia de informação e de comunicação, tendo como principal objetivo atender as necessidades exigidas pelas empresas negociantes ou até mesmo pessoas físicas.

 

Esses processos podem-se realizar de forma completa ou parcialmente, caracterizando por transações negócio a negócio B2B, negócio a consumidor B2C, dentro da própria empresa, com fácil e livre acesso.

 

Rogério de Andrade conceitua o comércio eletrônico como:

 

O Comércio Eletrônico é a aplicação de tecnologias de comunicação e informação compartilhadas entre as empresas,procurando atingir seus objetivos. No mundo dos negócios, quatro tipos diferentes de comércio eletrônico se combinam e interagem.(Andrade, 2001, p.13)

 

Já para Rob Smith o Comércio Eletrônico trata-se de:

 

Negócios conduzidos exclusivamente através de um   formato eletrônico. Sistemas que se comunicam eletronicamente uns com os outros são sistemas de e-commerce, e têm de ser capazes de funcionar normalmente com quaisquer aplicações da Internet que estiver planejando utilizar. Também se refere a quaisquer funções eletrônicas que auxiliam uma empresa na condução de seus negócios.”(Smith, 2000, p.74)

 

Conceituado comércio eletrônico, agora serão apresentados os conceitos da rede social Facebook.

 

Com a popularização da internet e facilidade de ter aplicativos em dispositivos móveis, muitos usuários adotam a facilidade e a praticidade de se comunicarem através de redes sociais.

 

A conceituação de redes sociais é explicada a seguir:

 

Redes Sociais são, antes de tudo, relações entre pessoas, estejam elas interagindo em causa própria, em defesa de outrem ou em nome de uma organização, mediadas ou não por sistemas informatizados; são métodos de interação que sempre visam algum tipo de mudança concreta a vida das pessoas, no coletivo e/ou nas organizações participantes (AGUIAR, 2007, p.2).

 

Um exemplo de rede social é o Facebook.O americano Mark Zuckerberg na época estudante da Universidade de Harvard, criou o Facebook. No inicio,o objetivo de  Zuckerberg com a criação da rede social era a interação entre os alunos da faculdade, um meio de estreitar as relações.

 

O foco inicial do Facebook era criar uma rede de contatos em um momento crucial da vida de um jovem universitário: o momento em que este sai da escola e vai para a universidade, o que, nos Estados Unidos, quase sempre representa uma mudança de cidade e um espectro novo de relações sociais. O sistema, no entanto, era focado em escolas e colégios e, para entrar nele, era preciso ser membro de alguma das instituições reconhecidas (RECUERO, 2009, p.171).

 

 

 

RESULTADOS

 

Com as definições expostas dos conceitos acima, os resultados esperados são que empresas possam aprimorar as vendas através de comercio eletrônico utilizando a rede social Facebook. Essas empresas criariam páginas na rede e conquistariam clientes com a facilidade da ferramenta e do site de relacionamento aplicando estratégias de marketing eletrônico.

 

Na definição de (BENATTI,2013) “marketing: processo de administração das variáveis internas de uma organização para, adaptando-se às variáveis externas do mercado e de seus múltiplos ambientes e interesses, satisfazer desejos e necessidades dos públicos-alvo.”

 

Ou seja, as empresas utilizariam conceitos de marketing voltados para o comércio eletrônico utilizando a rede social Facebook.

 

O principal objetivo da utilização desses três conceitos, é a observação da quantidade de horas que os internautas brasileiros passam por dia sendo uma das médias mais altas do mundo.As empresas obtendo essa informações e essa facilidade de se comunicarem com os possíveis clientes, aumentariam muito as vendas pela internet.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

ANDRADE, Rogério de. Guia Prático de E-Commerce. 1. ed. São Paulo: Angra, 2001.

 

AGUIAR, Sonia. Redes Sociais na Internet: Os desafios à pesquisa. Rio de Janeiro, 2007.

 

BENATTI,L.Comercio e Marketing Eletrônico aula 1, material de aula,São Paulo, 2013.

 

DIONISIO,C.R et al; Proposta de Implantação da Tecnologia de Rádio Frequência (RFID) em um Operador Logístico. Porto Alegre:Enadi Anpad,2011.

 

RECUERO, Raquel. Redes Socias na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

 

ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágio do Curso de Administração. São Paulo: Atlas, 1996

 

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.

 

SMITH, A. Exploring radio frequency identification technology and its impact on business

 

systems. Information Management & Computer Security. Bradford: Vol. 13, Num. 1; 2005.

 

SMITH, Rob. ; SPEAKER, Mark. ; THOMPSON, Mark. O Mais Completo Guia Sobre ECommerce1. ed. São Paulo: Futura, 2000.

 

ZELBST, P.; GREEN, K.; SOWER, V. RFID utilization and information sharing: the impact

 

on supply chain performance. The Journal of Business & Industrial Marketing. Santa Barbara:Vol. 25, Num. 8; 2010.