Atualmente muitas usinas hidrelétricas fazem uma manobra técnica de desviar a água excedente para o vertedouro, assim desperdiçando uma quantidade de energia que poderia ser utilizada como fonte de geração de energia de outra forma, como energia vertida turbinável (EVT).

 A sugestão mais recente é que este excedente de água fosse utilizado para produção de hidrogênio utilizando o processo de eletrólise. O gás poderá ser facilmente utilizado como outra fonte de geração de energia limpa, utilizando nas aplicações industriais, produção de fertilizantes, na geração de energia elétrica propriamente dita e também como combustível para veículos. 

Fara se fazer o processo de eletrólise da água, é necessário a aplicação de mais energia elétrica, mas para isto poderia ser adquirida da própria usina hidrelétrica em momentos em que a demanda da rede fosse a menor possível, normalmente nos períodos noturnos ou fora do chamado horário de ponta.

O Brasil é um país que mais utiliza energia hídrica, até porque é localizado em uma região privilegiada contendo grandes áreas de mananciais e grandes rios. No entanto, não podemos depender e explorar apenas esta fonte, pois mudanças climáticas são causas naturais e instáveis, o que pode causar colapsos no sistema de fornecimento de energia elétrica. Assim como um período forte de estiagem pode provocar faltas pelas dependências apenas desta fonte.

Por estes fatores naturais, o nosso país deve investir na criação e desenvolvimento de usinas híbridas, usufruindo dos diversos recursos de energias renováveis e limpas disponíveis desta imensa faixa territorial do Brasil. Os exemplos são: usinas eólicas, orgânicas, solares, foto celulares e adaptações da EVT.

Recentemente a usina de Itaipu iniciou um processo experimental para produção de hidrogênio utilizando a EVT através da eletrólise da água que seria desperdiçada nos vertedouros nos períodos de grandes afluências hídricas. O projeto contou com apoio de fundações, instituições e pesquisadores para possibilitar as pesquisas e confirmações da real prova compensatória.

O Brasil está bem classificado no ranking dos países que mais investem em utilização de energias renováveis, conforme classificação da Ernst & Young publicado pelo Portal Exame em 2013. Mas ainda assim o nosso país está longe de alcançar excelência no aproveitamento dos recursos limpos e disponíveis nesta grande área territorial e nesta vasta gama de recursos complementares naturais.