Economizar energia é um dever de todo cidadão, no qual o desenvolvimento de qualquer nação está associado a produção de energia elétrica, e é preocupante o elevado consumo de energia elétrica, pois sabemos que a energia é de fundamental importância para a nossa sobrevivência.

No Brasil o consumo de energia é muito alto, devido as altas temperaturas climáticas, e por mas que o governo execute algumas tarefas de racionamento de energia, ainda assim se faz necessário a construção de mais usinas hidrelétricas, sendo essa a principal fonte de energia elétrica, principalmente no Brasil, mas isso requer altos investimentos, além de serem caras, produzem alterações irreversíveis no meio ambiente, como inundações de florestas e mudanças climáticas, além de desapropriações de grandes propriedades rurais.

O uso racional de energia é a melhor forma de conservá-la, para isso devemos ligar certos aparelhos domésticos somente o necesário. Vale ressaltar que alguns aparelhos domésticos  tem a previsão de consumo indicada  nas especificações de cada produto, onde o mais eficiente ganham o selo PROCEL, então na hora de comprar, procure produtos com esse selo.

Podemos não só economizar energia dentro de nossas casa, mas também dentro do ambiente de trabalho, principalmente quem trabalha em instituições públicas, é importante estarmos atentos aos aspectos ambientais e promovermos a conscientização dos funcionários da escola para que colaborem em ações que tragam benefícios para a humanidade. 

Para que todos juntos possamos racionar energia, vai aqui algumas dicas importantes:

  • Apague as luzes dos ambientes quando não estiverem em uso, como sala de aula, sala de reunião,banheiros etc;
  • Desligue equipamentos quando não estiverem em uso;
  • ligue o sistema de iluminação somente onde não haja iluminação natural suficiente;
  • Quando não for utilizar o computador, monitor, impressora, desligue-os.
  • Não podemos esquecer que as lâmpadas flourescentes são ótimas opções para quem quer economizar energia, etc.                                             

É interessante trabalhar dentro das unidades escolares o uso correto de energia, incentivando os alunos a economizar energia tanto dentro da escola como em suas casa, transformando os alunos em agentes multiplicadores do uso correto da energia elétrica. Lembrando que a partir do momento em que você raciona energia, você também está economizando dinheiro. Procure adquirir produtos com o selo de economia PROCEL, onde o meio ambiente agradece.