USO DO TEXTO E ESCRITA NA INTERNET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Desde a era primitiva o homem já sentia uma necessidade de se comunicar. Com evolução humanae as novas descobertas , surgiram novas formas de expressões humanas e novas linguagens, que perpassou de imagens pictográfica, papiro, transmissor de voz, rádio ,transmissor de imagem, entre outros até chegar a esta nova forma de leitura e escrita, onde nos possibilitou o uso de imagens, sons, gráficos em um único texto. A utilização dessas novas tecnologias passa a ser uma necessidade notória.

Cada nova descoberta nos leva a uma possibilidade de usoindispensável ao nosso cotidiano. Quem se imagina usando uma máquina de datilografia? Evidentemente, que o uso da internet ainda não é comum a todos e não está presente em todos locais.

Mas, existe ainda um agravante que é a aversão ao uso dessas novas tecnologias, que seja por falta de conhecimento ou medo do que é o novo. Conseqüentemente, isso nos leva a uma grande lacuna na prática educativa. Como cita Emilia Ferreiro entrevistada por Ana Sanches: "Somos uma geração que se alfabetizou com livros, e depois teve que realfabetizar-se com o computador" . 1

Essa nova forma de escrita, a junção de texto, imagem e áudio faz com que o papel do professor comece a ser repensado e exija uma mudança constante na sua prática pedagógica.

Na atualidade as telas dos computadores são teias de possibilidade de utilização de escrita. O texto escrito no computador não contém rasura e podem ser adicionados links, produzindo os "hipertextos"  ,   que podem ser lançados no espaço virtual, divulgando suas idéias com a possibilidade de absorver as opiniões do público e ainda construir textos coletivos. O professor e o aluno ao produzir hipertexto, poderão fazer uso da interdisciplinaridade, já que sua forma em si nos remete à intertextualidade, onde as ciências se completam e dão significado e aprofundamento ao conteúdo escrito. A internet também possibilita ao aluno e professor fontes de pesquisas e uma nova forma de expressão. O discente ou docente pode publicar trabalhos, criar debates, fóruns ou listas de discussão utilizando chat ou por e-mail. Junto a essas inúmeras possibilidades existem agravantes, como por exemplo, o uso de siglas e símbolos não aceitos oficialmente pelos meios ortográficos, é a busca da escrita rápida, onde letras são descartadas formando palavras inexistentes na nossa ortografia. Essas mencionadas possibilidades descrita neste texto são pequenas exposições em comparações as infinitas possibilidades que a internet pode oferecer à linguagem da escrita. Cabe a nós educadores aproveitar essas possibilidades fazendo uso de forma educativa e proveitosa dessas novas tecnologias e delas fazer um excelente recurso para alcançarmos um ensino de qualidade.

FONTE DE PESQUISA:

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 7. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1998.

1.Entrevista com EmíliaFerreiro (Psicolinguista argentina,autora de diversos livros, entre eles Psicogênese da Língua Escrita) à Revista Acesso, nº 15 Fonte : www.diretoriabarretos.pro.br/letraevida/lvapoioh.doc

2.Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. FONTE: http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos