Por: Nédia Pereira Correia Mendes Correia

 

Resumo:

Uso do método anticonceptivo convencional – preservativo, pelas mulheres na protecção da gravidez indesejada, na localidade da Madal, distrito de Nicoadala, província da Zambézia (2009-2010). Uma vez que o número de adolescentes com gravidez indesejada cresce levando a casamentos precoces e ou forçados bem como ao abandono escolar por parte das adolescentes, pretende-se assim, avaliar as causas do não uso dos métodos anticonceptivos convencionais “preservativo” identificando os factores que contribuem para o não uso dos métodos anticonceptivos convencionais em particular o preservativo. Trata-se de uma pesquisa explicativa quanto aos objectivos, e qualitativa quanto a abordagem. Numa amostra aleatória de 60 mulheres da localidade da Madal e intencional para uma especialista onde o critério de selecção foi ser técnica de saúde Materno-Infantil. Observou-se que no Hospital da Madal oferecem-se aos utentes da consulta pré-natal, serviços como aconselhamento individual e colectivo, distribuição dos anticonceptivos, explicação dos mesmos. Usou-se o inquérito donde apurou-se que: a maioria das mulheres em idade escolar abandonam a escola assim que ficam grávidas para se submeterem ao lar (família) aumentando assim a existência de mulheres com baixo nível de instrução; Os métodos anticonceptivos mais usados são os tradicionais (tabelinha, coito interrompido, método de muco); O preservativo é um dos métodos anticonceptivos convencionais mais conhecidos pelas mulheres porem, é o menos usado porque são poucas as mulheres que frequentam o posto de saúde com objectivo de aquisição de anticonceptivos, A maioria das mulheres deve percorrer longas distâncias para chegar no posto de saúde; A dificuldade para usar o preservativo é grande entre mulheres de todas as faixas etárias.

Conceitualização dos métodos anticonceptivos – uma abordagem teórica

As necessidades contraceptivas da população moçambicana têm sofrido mudanças, com as pressões económicas que levam a um aumento das populações e perturbam as relações familiares (POVEY, 2001:5).

Na sociedade actual, o planeamento familiar é muito importante para a qualidade de vida, pois só assim pode garantir um futuro digno para os descendentes. Para isso, foram criados vários métodos contraceptivos, ou seja, métodos que evitem a gravidez indesejada (GUIMARÃES, 2001: 2).

Anticonceptivos, serão apenas aqueles métodos que impedem o encontro dos espermatozóides com o óvulo[1].

  O “preservativo” é um dos métodos que verdadeiramente actua como anticonceptivo, pois, este impede qualquer encontro entre gâmetas masculinos e gâmetas femininos quando bem usado, durante as relações sexuais. Idem

O preservativo é um método contraceptivo que oferece dupla função, porque para além de prevenir a gravidez, combate contra doenças de transmissão sexual.

Segundo POVEY (2001:23) “contracepção é o controle temporário irreversível da fertilidade”. Esta questão é de extrema importância na administração de serviços de planeamento familiar e são considerados eficazes e seguros.

Para CALADO (1986:111),“falar de contracepção implica naturalmente falar de planeamento familiar.”

De acordo com BOTELA, (2002:16)“O preservativo, também chamado Camisa de Vénus, Condom ou Borracha, é um tubo ou cilindro de borracha muito fina, elástica, resistente e aberto numa extremidade, pela qual se coloca, desenrolando-o até envolver todo o pénis como uma capa ou luva.”

Acrescenta DAHLBACK (1993:47) que preservativo, é uma forma de evitar a gravidez, impedindo que o espermatozóide do homem se una ao óvulo da mulher.

Considerações finais

Com vista a solucionar esta problemática, sugere-se:

Que estudos similares sejam feitos em especial no distrito de Nicoadala e em geral na província da Zambézia;

  • Que se criem pequenas palestras no âmbito do programa de planeamento familiar ao nível da localidade da Madal, no sentido de recolher mais informações com fim de fazer-se uma comparação com os dados desta pesquisa.
  • Que nos próximos estudos sejam incluídos ambos sexos como amostra do trabalho;


[1] «www. provida @. provida. org. br.» 05/07/09