Uso do Linux na Educação

                                                Autor: Antônio Juraci de Morais1

                                                                  

Este trabalho teve como objetivo o estudo da inclusão digital no ambiente escolar através do sistema operacional Linux. A tecnologia têm cada vez mais ocupado espaços no cotidiano das pessoas, inovando a forma de transmissão de conhecimento entre discentes e docentes, exigindo que a sociedade moderna empregue as políticas públicas de qualificações no ambiente educacional, como ferramentas necessárias nos processos de formação do cidadão. Diante desta nova realidade é necessário que o ambiente escolar se adeque para implantar e utilizar os recursos tecnológicos, tornando a alfabetização tradicional em alfabetização tecnológica, para preparar cidadãos cada vez mais aptos a utilizar as novas tecnologias.

O Linux se adapta como sistema operacional no ambiente escolar, sendo uma ferramenta que irá transformar as práticas e os saberes pedagógicos dos educadores, porém devida a pouca familiarização com estas tecnologias, os laboratórios são pouco utilizados como recurso no processo de ensino aprendizagem.

 

 

Palavras-Chave: Tecnologia, Educação, Linux.

 

_________________

1           Licenciado em Agronomia pela UFMT, Professor assistente da Secretaria municipal de ensino de Gameleira de Goiás-GO,[email protected].

2              Licenciada em História pela UEG, Mestre em História pela UFG e Graduanda em Pedagogia pela UNIP,[email protected]

 

 

 

ABSTRACT

 

 

This work had as objective the study of digital inclusion in the school environment through the Linux operating system. The globalized world has created new forms of transmission of knowledge between the subjects, and new technologies have increasingly occupied spaces in the lives of people in modern life. Before the great political transformations, social, economic, cultural and technological change that contemporary society has passed, the new reality has demanded changes in the processes of formation, in order to require qualification policies with educational purposes are employed as tools necessary in the educational environment treading new paths required the formation of the current citizen. The Linux operating system adapts in the school environment, being a tool that will transform the pedagogical knowledge and practices of educators, however due to lack of familiarity with these technologies, the labs are little used in daily methodologies.

 

Key Words: Technological transformations, Educational System, Linux.

 

 

1. INTRODUÇÃO

O mundo globalizado criou novas formas de transmissão do conhecimento entre os sujeitos. Diante das grandes transformações políticas, sociais, econômicas, culturais e tecnológicas que a sociedade contemporânea tem passado, a nova realidade tem exigido modificações nos processos de formação, de modo a exigir políticas de qualificações com finalidades educativas sejam empregadas como ferramentas necessárias no ambiente educacional trilhando novos caminhos indispensáveis a formação do cidadão atual (CARVALHO; FERREIRA, 2008).

Diante de tamanha transformação torna-se essencial a formação de professores capacitados a utilizarem as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas. As políticas públicas representam uma estratégia indispensável à inclusão digital de professores para que os mesmos possam romper barreiras e superar seus limites a fim de incluir no seu cotidiano escolar as novas tecnologias (QUARTIEIRO, 2010). Para se alcançar a formação continuada de professores frente ao uso da utilização de software na interface educacional, o governo desenvolveu diversas estruturas de políticas públicas tais como a criação do Programa Nacional de Tecnologia Educativa /ProInfo (1997), com finalidades educativas, para serem empregadas como ferramentas no ambiente educacional trilhando novos caminhos indispensáveis a formação do cidadão atual. O sistema operacional Linux como sistema operacional livre no ambiente escolar, que se adapta como uma ferramenta que irá transformar as práticas e os saberes pedagógicos dos educadores, que poderão contar com um leque de aplicativos e conteúdos multimídias (SILVA; GARIGLIO, 2010).

Este artigo cientifico, consta de dados coletados durante entrevista com professores vigentes do Colégio Estadual Salvador Gomes da Silva, onde  serão apresentados em formas de gráficos, o resultado da análise do grau de conhecimento dos educadores em relação ao domínio e uso das tecnologias digitais em sua prática educativa e capacitá-los em suas necessidades, verificando o grau de conhecimento dos educadores em relação ao Linux e sua utilização como método pedagógico empregado em sua prática diária.

 

 

2. O EMPREGO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DIGITAL NO COTIDIANO ESCOLAR

 

O emprego das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas escolas tem norteado a definição acerca do emprego e uso dos softwares nos sistemas educativos (RIBEIRO, 2005). Com a adoção de políticas públicas nos últimos anos através de convênios entre as esferas governamentais várias ações foram realizadas com o intuito da inclusão digital incorporada ao cotidiano escolar acessível a todos os alunos e professores, como a criação de tele centros (NTEs/NTMs) e programas, como o ProInfo, biblioteca virtual, TV escola, entre outras, a criação do software livre como fundamento de políticas públicas digital, sendo que O MEC adota o Linux na rede pública de ensino por se tratar de um software gratuito e livre (CARVALHO; FERREIRA, 2008)

Com a implantação do Linux como software livre e gratuito o governo busca a inclusão social, visando os princípios de solidariedade no âmbito coletivo. Muitos países no mundo estão recorrendo a estratégias nacionais para se fortalecer na sociedade de informática, na “América Latina as estratégias de desenvolvimento das TICs devem se direcionadas para o desafio mais importante que a região enfrenta: a pobreza e uma desigualdade persistente e generalizada” (RETEME, 2011). A ação do estado será determinante para definir o grau em que os benefícios das TICs serão absorvidos e compartilhados pela população.

            O Linux Educacional foi criado especificamente para fins educacionais sendo distribuído e instalado em todos os espaços informatizados, em escolas de todo o país promovendo transformações e exigindo capacitação dos profissionais educadores em um amplo projeto de inclusão digital (RETEME, 2011).

Segundo o analista de teste de sistemas do MEC, Francisco William Saldanha, o Linux Educacional adapta as funcionalidades do Sistema Operacional Linux para as necessidades do ambiente escolar. Uma das vantagens é facilitar sua utilização por professores e alunos. A solução também possui aplicativos, com jogos educacionais e conteúdos multimídias para o uso em sala de aula. (MEC; PROINF, 2010). O sistema Linux apresenta uma arquitetura modular, flexível e aberta. Organizado em módulo facilita seu desenvolvimento. É flexível permitindo que novas facilidades sejam incorporadas e modificadas com o mínimo de custo, podendo ser incorporadas características conforme as necessidades, devido sua arquitetura aberta (RETEME, 2011).

Desde a implantação do Linux em 2007, o MEC implantou um grande número de laboratórios de informática em escolas públicas rurais e urbanas de todo país, com intuito de tornar público os softwares desenvolvidos com recursos públicos. Além disso, houve grandes investimentos na formação dos professores para o uso destes espaços informatizados.

O escritor e pesquisado francês Lèvy, em seus estudos, defende que, para qualquer reflexão séria sobre o sistema educacional e formação na cibercultura, é necessário “apoiar-se na prévia mutação contemporânea da relação com o saber”. Além disso, prevê duas importantes reformas para o professor. Inicialmente, os professores necessitam adaptar-se aos dispositivos e ao espírito do aprendizado aberto a distância (LÉVY, 1999). Capacitar os profissionais que atuam na educação seria um próximo passo ser alçado pelas políticas públicas para o perfeito funcionamento das tecnologias digitais no ambiente escolar. Em tempo de interatividade com a rede e aprendizagem colaborativa e cooperativa, os professores se encontram em um movimento de transição-ocupação de um espaço de expressão individual e de produção e gerenciamento de conteúdo com a construção subjetiva da identidade e de produção cultural contemporânea, tendo como principal interlocutor a geração que cresce sobre o ápice da internet livre (RETEME,2011).

A política pública de inclusão digital criou em 1997 o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), ligado à Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, com o objetivo principal de “promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica” (MEC; PROINFO,2010). Nos seus objetivos o Programa apontava a necessidade de aproximar a cultura escolar dos principais avanços tecnológicos da sociedade contemporânea e destacava as possibilidades educacionais das redes técnicas de armazenamento, transformação, produção e transmissão de informações.

No documento ainda é enfatizado a democratização que os computadores podem proporcionar aos alunos egressos de escolas públicas nas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, colocados em igualdade de condições com alunos de escolas particulares. Dentro dessa proposta, a “alfabetização tecnológica” é considerada essencial, e “tão importante como saber ler, escrever e fazer contas” (BRASIL, 2007).

Para atingir seus objetivos o ProInfo precisou ser estruturado em ProInfo Integrado onde passou a apresentar três dimensões estruturais: a infraestrutura tecnológica, conteúdos digitais acessíveis e formação de professores e gestores para o uso pedagógico das TICs. Nos dias atuais, os usos destes aplicativos ainda continuam sendo um desafio aos professores diante das mudanças que toda esta tecnologia oferece.  Apesar da disponibilidade do Linux nas escolas, e com professores capacitados para o uso das TICs no ambiente escolar, os professores ainda não se sentem familiarizados com toda esta tecnologia (RETEME, 2011).

Neste sentido, os questionamentos descritos neste artigo se fundamentam, pois embora toda implantação de políticas públicas na área tecnológica no cotidiano escolar, seja considerada uma política educacional avançada, a adequação do Linux como interface educacional, ainda precisa ser melhor difundida entre os educadores. O não envolvimento da comunidade escolar com as novas tecnologias inviabiliza seu uso como recurso pedagógico, tornando todo investimento governamental ocioso.

Outro ponto a ser enfrentado é uma forma de envolver a comunidade escolar para que elaborem suas aulas disponibilizando maior uso desta ferramenta educacional, já que a instituição em estudo dispõe de laboratório de informática bem estruturado, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação, onde funciona o sistema operacional Linux.

 

3. CONCLUSÃO

Após a aplicação da pesquisa, foi constatado que embora os computadores estejam presente no ambiente escolar, integrando as práticas educacionais, sua utilização na maioria das vezes é voltada ao acesso a rede de informação, sendo deixado de lado os softwares educacionais.

Os recursos tecnológicos, no caso os softwares educacionais, disponibilizados pelos incentivos governamentais não são bem aceito pelos professores do ensino médio, devido à falta de familiarização e desmotivação a buscar novas práticas de ensino através da reciclagem permanente oferecidas pelo sistema educacional, que oferece incentivos para a formação continuada.  

             O sistema atual de ensino demonstra que a realidade do ambiente escolar atual, necessita de um novo modelo de trabalho, voltado as adequações que o mundo informatizado oferece, adaptado ao uso das novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem, das correlações desse relacionamento homem/máquina, procurando oferecer formação voltada aos conceitos tecnológicos deixando de lado a linguagem formal de ensino, demonstrando aos profissionais da educação que a atualidade exige que se acorde para a realidade informatizada.

A realização desta pesquisa demonstra que a mudança de comportamento faz-se necessária no que se refere à aceitação das mudanças inerentes ao uso das inovações tecnológicas, de forma que o uso do laboratório de informática seja de fato ferramenta didática, atualizado no processo pedagógico, contribuindo para que a metodologia utilizada possa aproximar os docentes dos recursos tecnológicos, com a aprendizagem dos alunos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

BRASIL,2007; Portal do Software Público Brasileiro: Área de educação ganha Linux Educacional no Portal SPB. Disponível em: http://www.softwarepublico.gov.br/News-item43. Acesso em 22/09/2013 às 20:10 pm.

 

 

 

______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). ProInfo Integrado. Disponível em: <h􀆩 p://portal.mec. g o v. b r / i n d e x . p h p ? o p t i o n = c om_ content &view=ar􀆟 cle&id=13156>. Acesso em: 22 set. 2013.

 

 

 

CARVALHO, Gilberto Silva; FERREIRA. Bendito J. P. Software Livre Aplicado em Informática Educativa nas Escolas da Rede Pública Estadual do Para. Anais do XXVIII Congresso da SBC 12 a 18 de julho de 2008 Belém do Para, PA.

 

 

 

QUARTIEIRO, Elisa Maria. Formação Continuada de Professores: O Processo de Trabalho no Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). XVIII Seminário Internacional de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. De 03 à 05 de novembro de 2010. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Florianópolis-Santa Catarina-Brasil.

 

 

 

LÉVY, P. Universal sem totalidade, essência da cibercultura. 1999. Disponível em: < h􀆩 p://www.caosmose.net/pierrelevy/educaecyber.

Html >. Acesso em: 22/09/ 2013.

 

 

 

RETEME, Linux Educacional:Desfio para o professor. João Pessoa, V.1, n.1, p.87-104, jan./jun.2011

 

 

 

RIBEIRO, N. M. et al. Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação. 2. ed. Fernando Pessoa: Edições Universidade Fernando Pessoa 2005.

 

 

SILVA, Cleber Tadeu Antão; GARIGLIO, José Ângelo. A Formação Continuada de Professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): o caso do projeto Escolas em Rede, da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Revista Diálogo Educacional, Vol.10, num.31, septiembre-diciembre,2010 pp.481-503, Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil.