Introdução

A tecnologia vem cada vez mais entrando nos lares dos brasileiros, principalmente depois do incentivo do governo com computadores populares a baixo preço.

Hoje em dia utilizam-se meios tecnológicos para processamento de dados e a troca de informações em geral, como por exemplo, em bancos, hospitais, prefeituras, etc. E não podia ser diferente, pois a tecnologia está aí para ajudar a desenvolver todo tipo de tarefa. E a Educação não pode ficar de fora, apesar de, ainda, muitas escolas não possuírem laboratórios de informática para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, existem muitas formas para usar a tecnologia em prol do desenvolvimento do conhecimento.

Desenvolvimento

O computador se tornou essencial para a vida das pessoas em geral, pois oferece uma variedade enorme de aplicativos e ferramentas. Com todo esse avanço tecnológico surgiu então, a necessidade da convergência de mídias fazendo com que as pessoas deixem as mídias antigas e busque novas mídias como a internet, o celular, etc. E nada melhor para isso, como incentivar os alunos em fase de desenvolvimento a utilizar tudo que a tecnologia oferece para pesquisas, trabalhos escolares, lazer, entre outros.

Na área educacional apresenta também, muitas opções para desenvolver a capacidade de ensinar e aprender de professores e alunos. Mas antes de ensinar, o professor precisa ser capacitado, portanto as escolas precisam incentivá-los a fazer cursos de aprimoramento para que se tornem aptos a desenvolver sua tarefa enquanto educadores. A partir daí, mudar as práticas pedagógicas e direcioná-las de forma a utilizar os recursos que a tecnologia oferece.

Como exemplo do uso da tecnologia na educação existe os cursos à distância que leva a informação e o conhecimento para todos, onde os professores interagem com seus alunos através de chat's, fóruns, mensagens. Além disso, os alunos têm a praticidade de estudar em seus lares, bastando ter um computador conectado à internet, mas caso não o possua, ainda há a opção de desenvolver seus estudos nos pólos ou tele-centros.

Nas escolas que possuem laboratórios de informática, o professor pode desenvolver atividades de pesquisas para os alunos, com trabalhos interdisciplinares para incentivar a criatividade, a crítica e o conhecimento, fazendo com que utilizem dos diversos recursos que a tecnologia oferece como: editores de texto, planilhas, gráficos, etc. Além de trabalhos com fotos, vídeos, slides... Tudo para enriquecer e melhorar as técnicas de ensino-aprendizagem.

Não podemos esquecer dos jogos educacionais que incentivam a criatividade, estimulam a inteligência e a capacidade de viver em sociedade, pois o aluno aprende a interagir com os colegas, aprendendo a ganhar e a perder, e também, a trabalhar em equipe.

Há também os software's que auxiliam no desenvolvimento de crianças com dificuldade de aprendizagem ou que possuem algum tipo de deficiência.

Enfim, são inúmeras as maneiras de se fazer uso dos meios tecnológicos em prol da educação.

Considerações Finais

Diante de todo conhecimento envolvendo essa tão maravilhosa tecnologia, devemos, enquanto educadores, estar atentos, pois os alunos podem ficar dispersos, com o tamanho de informações que a internet/web oferece, e também, os riscos. E por isso é que há a necessidade de capacitação para poder evitar que isto ocorra.

Mas não podemos nos prender a riscos, devemos incentivar e ensinar de forma correta, e utilizar ao máximo a tecnologia para favorecer a busca do conhecimento e o desenvolvimento do aluno.

Bibliografia:

CHERMONT, Ricardo. Convergência de mídia: saiba o que é e aproveite o embalo. Disponível em: http://www.uab.ufjf.br/file.php/2229/Biblioteca_4/O_que_e_convergencia.pdf. Acesso em 03 dez. 2009.

CARPANEZ, Juliana. Varejo prepara campanha para divulgar micros populares. Folha on-line, 21 jun. 2005. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u18590.shtml. Acesso em 03 dez. 2009.