As tecnologias estão se popularizando e, sendo assim, passam a incorporar o viver, o trabalhar e o divertir, se tornando parte do cotidiano das pessoas e, também, vêm aumentando sua importância como instrumentos para difundir a nossa cultura.

Neste contexto, este artigo visa a análise da crescente presença das TICs na Educação, as vantagens e desvantagens.

A utilização das novas tecnologias tem provocado transformações na realidade social, confirmando a importância do uso dos computadores e das mídias digitais na Educação. Porém o uso da tecnologia como prática pedagógica não garante uma aprendizagem efetiva. Para a utilização de um recurso pedagógico, qualquer que seja ele, deve-se fazer um planejamento e refletir sobre a melhor forma de empregá-lo. O educador deve conhecer bem os instrumentos que serão utilizados em suas aulas. Tanto para planejar quanto para ajudar o aluno no manuseio, caso seja necessário. Ele deve conhecer as possibilidades de cada recurso para que seu planejamento possa focar no objetivo e facilitar a aprendizagem do aluno.

Algumas tecnologias da comunicação como correio moderno, o telégrafo, o telefone, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão e o vídeo, já são utilizadas na educação. A televisão e o vídeo na educação têm sido muito explorados.

Os filmes devem ser assistidos pelo professor antes de serem usados, e também é necessário que seja planejado como explorá-lo em sua aula. Pode-se explorar além do conteúdo; o cenário, o local da filmagem, a música, o comportamento dos atores e suas mensagens.Sua utilização como introdução ou fechamento de um assunto a ser estudado, deve ter planejamento e objetivo, para melhor aproveitamento.

A mais recente tecnologia da comunicação é o computador, que vem absorvendo as outras tecnologias à medida que elas se digitalizam. Essas tecnologias, embora não tenham sido inventadas com finalidades educacionais, têm tornado muito importante na educação.

Para a utilização do computador na sala de aula, o educador deve rever a função dos conteúdos curriculares e como poderá contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades que tornarão o educando alguém capaz de aprender, sempre que estiver desenvolvendo seus projetos pessoais ou sociais, sem esquecer que o pensar é o aprendizado mais importante.

O recurso escolhido deve ser um aliado para se alcançar o objetivo almejado. O educador não deve utilizar as novas tecnologias apenas como atrativos para os alunos, pois além de atrair, os recursos devem acrescentar algum conhecimento. Segundo Guilherme Felitti "o que a tecnologia vem fazendo com a educação é aproximá-la do conceito de andragogia, onde quem determina o assunto é o professor, mas é o próprio aluno que decide os melhores caminhos a tomar".

As tecnologias da informação e comunicação, são capazes de revolucionar o aprendizado do mundo, sabendo usar corretamente a tecnologia, teremos nas mãos instrumentos importantíssimos para a Educação, isto é, para informar, enriquecer e facilitar conhecimentos.

Referências Bibliográficas:

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-tecnologia-sala-aula.htm

http://www.prof2000.pt/users/dulces/introdu%C3%A7%C3%A3o.htm

http://idgnow.uol.com.br/carreira/2007/04/30/idgnoticia.2007-04-30.4722945396/