Considerada como uma ótima solução para diversos tipos de problemas organizacionais, a radiocomunicação proporciona muitas vantagens aos seus usuários uma vez que permite que o sistema de comunicação opere com eficiência, agilidade e facilidade a  baixo custo. Antigamente, o pequeno índice de frequências não era satisfatório para suprir a uma demanda de clientes cada vez maior, atraídos pela promessa de economia. Buscando solucionar esse problema, as indústrias do segmento de telecomunicações criaram os modelos de rádios trunking ou troncalizados, aparelhos que se tornaram ferramentas indispensáveis no setor de telecomunicação, uma vez que oferecem atuação eficiente e com tecnologia de ponta, permitindo que diversos usuários de comuniquem utilizando as frequências disponíveis.

Cada grupo que tenha como objetivo estabelecer uma comunicação independente necessita de um acesso com frequências separadas, e caso os setores sejam separados por grandes distâncias, pode-se aplicar o uso de estações repetidoras, que são responsáveis pela ampliação do limite geográfico do sistema.

Os rádios trunking foram desenvolvidos com uma tecnologia semelhante ao serviço ramificado das organizações segmentadas de telefonia, onde por meio de um controlador o número limitado de estações é utilizado por todos os grupos simultaneamente.

Entre os modelos de aparelhos utilizados no sistema trunking saem na frente os digitais onde os sinais que são enviados de um aparelho para outro são convertidos para bits, o que torna a comunicação completamente dinâmica e eficiente, e, além disso, os rádios digitais são mais seguros.