Resumo

                Atualmente os escritórios de engenharia vem se preocupando cada vez mais com a otimização do tempo ocupado nas tarefas cotidianas. O uso de planilhas eletrônicas é uma ferramenta poderosa no auxilio de diversas tarefas, gerando uma economia significativa de tempo. O presente artigo vem elucidar sobre a elaboração de uma planilha eletrônica que auxiliará na classificação de projetos de prevenção contra incêndio frente ao corpo de bombeiros do estado do Mato Grosso

Palavras Chaves: Planilha eletrônica, prevenção contra incêndio, Mato Grosso

Introdução

            Atualmente o uso de planilhas eletrônicas vem tornando cada vez mais comum entre os escritórios de engenharia. Suas aplicações são as mais diversas e o conhecimento sobre o assunto é cada vez mais exigido entre os profissionais.

            Os projetos de prevenção e combate a incêndio a pânico possuem uma complexidade impar na sua classificação sendo demandado um certo tempo para tal tarefa. Pensando nisso que foi feita uma planilha eletrônica para auxiliar este procedimento.

Materiais e Métodos

            Para a elaboração da planilha foi utilizado o software Excel® e as informações contidas na Lei N° 8399.

            A planilha é dividida em duas abas sendo a primeira contendo a entrada dos dados sobre a edificação tais como área construída, uso, pé direito, entre outros e a segunda é auxiliar, contendo as tabelas e informações contidas a referida lei.

            Uma vez que as informações são digitadas, a célula vizinha mostra as informações referentes à classificação(ex.: Residencial, Grupo A) através da formula “Procv”

 

 

Resultados e Discussão

            A fim de validar a planilha, foram inseridos diversos valores referentes a classificação de projetos e verificados os resultados sendo os mesmos coincidentes com o que a lei se refere.

Conclusão

                O presente trabalho gerou uma planilha que agilizará o processo de classificação dos projetos de prevenção e combate a incêndio no estado do Mato Grosso. Porem, para se aplicar a mesma em outros estados, deve-se verificar a compatibilidade entre os códigos de incêndio dos respectivos estados.

Referencias Bibliográficas

Lei 8399 Lei de Segurança Contra Incêndio e Pânico de Mato Grosso