Com três alfabetos – hiragana, katakana e kanji – e mais de dois mil ideogramas que mudam de leitura e significado de acordo com suas aglutinações, o japonês não é um idioma fácil de se dominar. E o pior é que os tradutores online mundo afora não fazem um bom trabalho para nos trazer o real significado mesmo de textos mais simples em nihongo.

A boa notícia é que a tecnologia ainda pode ser nossa aliada nessa árdua tarefa. Uma boa dica é o Rikaichan, uma extensão para Firefox que permite entender e ler praticamente qualquer kanji (os aclamados ideogramas nipônicos). Basta passar o mouse sobre o texto, que ele te dá o significado isolado do kanji, suas leituras e ainda forma a palavra exata de acordo com as aglutinações que aparecem no texto.

As traduções são de japonês para inglês, portanto é necessário conhecimento deste idioma. O tradutor de ideogramas é gratuito e está disponível também para o Chrome. No navegador do Google, porém, seu nome é outro – Rikaikun –, mas suas funções são as as mesmas.

É indiscutível que nossa qualidade de vida tem melhorado com tantos aparatos e recursos tecnológicos. E o melhor de tudo é que hoje podemos fazer uma série de tarefas online sem gastar um centavo, desde atos simples como criar uma conta de e-mail grátis até traduzir complexos textos em japonês. Viva a tecnologia.