Muitas empresas têm vindo a utilizar o CRM para processos de vendas há já uma série de anos para cá e a maioria tem descoberto que ele faz realmente a diferença. No entanto, algumas dessas empresas tornaram-se complacentes e não estão, talvez, a usar o sistema de CRM da maneira que deveria ser usado. Ainda assim, outras empresas podem estar à procura de uma forma para melhorar as suas vendas e por isso, estão a considerar comprar um sistema de CRM. Seja qual for a situação da sua empresa, pode utilizar o CRM para fazer progredir as vendas em 3 passos simples, como se segue.

  1. A primeira forma em que pode usar o CRM para impulsionar as vendas é certificar-se de que todos os seus empregados estão, na realidade, a usá-lo. O maior problema que a maioria das empresas encontra quando instalam um sistema de CRM é que alguns membros da equipa compreendem-no imediatamente e começam a utilizá-lo, enquanto outros mantêm-se calados e continuam a fazer as coisas à sua própria maneira. Você precisa de todos a trabalharem juntos no mesmo sistema para garantir que a sua estratégia de CRM funciona. Desta forma, certifique-se de que todos os seus empregados tiveram formação completa, sabem como utilizar o sistema, assim como, o que se espera deles. Esta é a forma mais importante de como utilizar o CRM para aumentar as vendas.

  1. A próxima forma de usar o CRM para aumentar as vendas é colocá-lo a gerar relatórios com base nos seus clientes mais rentáveis ​​e nos seus clientes menos rentáveis. Se perguntar a cada um da sua equipa de vendas para criar uma lista dos seus cinco principais clientes, eles estarão mais propensos a enumerar aqueles com quem falam mais. Na verdade, os seus melhores clientes, tendem a ser aqueles de quem só ouve falar de vez em quando e cujos fazem grandes encomendas. Porém, porque não ficam necessariamente na memória, talvez não recebam o tipo de atenção e destaque que deveriam. É aqui que a ajuda do CRM entra para aumentar as vendas. Por outro lado, os clientes que não estão a gastar muito são o alvo perfeito para os seus representantes de vendas. Afinal de contas, é muito menos dispendioso investir num cliente existente do que procurar e encontrar um novo. O CRM irá auxilia-lo igualmente a acompanhar o progresso que está a ser feito, do mesmo modo que irá poupar o tempo dos seus empregados, permitindo-lhes automatizar determinadas tarefas e colocar-lhes apontamentos para lembrança.

  2. Também podemos usar o CRM como forma para aumentar as vendas, utilizando-o na ajuda para criar campanhas de marketing direcionadas. Na maioria das vezes, quando queremos promover algo que a nossa empresa está a fazer, enviamos um e-mail padrão ou uma carta para as pessoas na nossa lista de clientes e esperamos obter uma resposta. O CRM permite-lhe identificar quem compra que tipo de produtos, o que implica que pode enviar-lhes e-mails promocionais que se relacionem diretamente com as suas necessidades. Isto não só irá poupar-lhe tempo e dinheiro na realização de uma campanha, como vai ajudar a criar uma taxa de conversão muito mais elevada e, em consequência, aumentar as vendas e a rentabilidade.

Este artigo wa escrito por Aparicio Zahir. Ele está focado principalmente no mundo do CRM e gosta de partilhar, escrever e discutir as últimas avaliações, tendências, opiniões, recomendações de uso e sobre o impacto dos meios sociais.