UNIVERSIDADE E DESIGUALDADE SOCIAL

Projetos de Extensão (PAJUP), e a Desigualdade Social em São Luís

 

Bruno Costa Lorêdo1

Célio Rodrigues Dominices Filho2

 

 

 

Resumo: A Tragédia da Desigualdade Social está presente e muito visível nos centros urbanos de praticamente todas as grandes cidades do Brasil. O Maranhão é o Estado mais pobre da Federação, e sua capital São Luís é uma das capitais mais pobres do país. A Desigualdade na cidade de São Luís parece ser uma realidade desenfreada, mas existem vários grupos que visam a diminuição deste quadro trágico. As universidades da cidade, como centros criadores de conhecimento têm uma responsabilidade social, e o intercâmbio entre a mesma e a sociedade se dá em grande parte nos seus projetos de extensão. Projetos de Extensão são grupos acadêmicos que visam promover a relação transformadora entre universidade e sociedade. Em São Luís, um destes projetos de destaca, o Projeto de Acessoria Jurídica Popular (PAJUP).

Palavras-Chave

Desigualdade. Extensão. PAJUP

Introdução

O presente artigo científico destina-se a apresentação de um estudo a respeito dos projetos universitários de pesquisa e extensão promovidos por faculdades particulares em São Luís do Maranhão, mais especificamente em relação ao Projeto de Acessoria Jurídica Popular, o PAJUP, promovido pelo curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Os conceitos sobre projetos de extensão, os seus preceitos e suas finalidades serão discutidos neste documento. Mais especificamente, serão explicitadas as entranhas do PAJUP, como suas áreas de atuação, suas finalidades, suas idéias, seus princípios desde seu surgimento até os dias atuais. Serão divulgados também neste documento, quais são os seus métodos de ação dentro de específicas comunidades dentro da cidade de São Luís e quais dos seus objetivos já foram alcançados.