Como é que universidades se vendem de maneira tão inescrupulosa aos interesses imediatos de grupos que vendem e comercializam dados científicos? Sabe-se de outras investidas do próprio governo que para abafar outros fatos usaram a "credibilidade" dos centros universitários como maneira de encerrar o debate.

Como é que pseudos pesquisadores constroem fraudes para ocultar erros alheios? Como laboratórios universitários e outros organismos realizam gastos com dinheiro público para tentar ludibriar a população que paga estes custos com os elevados impostos? Quem montou a farsa foi inteligente escolhendo três centro universitários, distantes um do outro, para minimizar a desconfiança da população. Eles esquecem que estes pesquisadores não estão isolados e como outros também estudam e fazem suas pesquisas. Esqueceram que o mundo avançou e o que antes era privilégio de poucos, hoje está se ampliando e aberto na internet. Daí o entendimento do que Paulo Freire falava sobre os dois tipos de escola: a escola dos que vão mandar e a escola dos que vão obedecer. O segundo grupo continua obedecendo, porém o seu grau de cidadania é maior que outrora.

Pensando nos pescadores, pessoas simples que foram excluídos das letras e precisam pescar para viver. Pessoas sem letras, cuja vivência supera sem erros os estudos dos estudiosos que falam das previsões meteorológicas. Pessoas simples que conhecem a teia da sua região, que cresceram aprendendo a ler nas estrelas o dia seguinte, cujos conhecimentos, ditos do senso comum, estão questionando os dados dos ditos pesquisadores e centros universitários. Algo semelhante foi montado para explicar as causas do desabamento das obras do metro em São Paulo. Apenas a um único engenheiro foi dada a liberdade de colocar que houve falha humana ao longo dos últimos 11 meses. Liberdade: oh palavra esquecida.

Acredito que se as universidades não chegassem a uma resposta comum, ou se as pesquisas e estudos ainda precisassem de outras análises, e etc, construindo um outro caminho no sentido de esclarecer a verdadeira causa da mortandade de peixes, de alguns urubus e intoxicação de pessoas, talvez o impacto fosse menor. Toda a comunidade reagiu de imediato aos resultadas das análises, assim como têm reagido aos estudos com alimentos transgênicos seu plantiu e comercialização. "Quantas vezes deve o homem virar a cabeça fingindo não ver o que está vendo" Bob Dylan.

Um Doutor em biologia enviou um documento para televisão exigindo melhores esclarecimentos, porque os apresentados falam apenas do efeito, e não indicam a causa.

Penso que se as universidades continuarem nesta proposta, seguindo uma cartilha medieval de dominação e controle, poucos acreditarão nas próximas pesquisas desenvolvidas em espaços onde a CIÊNCIA só existe como maquiagem de uma realidade cada vez mais nefasta, deletéria e imprópria.