Uma frase bem comum que os sábios modernos gostam de falar reflete muito bem o objetivo deste estudo “A boa sociedade é composta de pequenas ações”. OK, você já deve esta bem ciente desta frase, mais, consegue compreender o significado da sua existência na sociedade? Vamos tentar raciocinar:

Todos nos somos humanos (creio eu), Como seres humanos temos necessidades, nossas necessidades são na maioria das vezes completa por bens, estes bens são adquiridos através de capital que por sua vez vem do trabalho. Como as pequenas ações interferem nesta linha de raciocínio, vamos por partes. Primeiramente no fato de sermos humanos, capitalistas e consumistas são fatores inalteráveis, então não podemos interferir nesta característica, já nas nossas necessidades podemos interferir; temos necessidades básicas por higiene, comida, água e abrigo. Temos a necessidade de possuir uma Ferrari? Temos a necessidade de ter 4 carros? Temos a necessidade de ter uma casa de 10 quartos (exceto que você tenha uma penca de filhos)? Não temos a necessidade de possuir isto apesar de temos direito ao conforto.

Agora se analisamos mais profundamente, pensamos nos produtos que você adquire com normalidade, como um saco de açúcar de 1k, existe varias empresas, mais qual a diferença? Praticamente nenhuma, seria o preço? Não pois todos são bem parecidos, a única diferença é a embalagem, porem quando analisamos o próprio produto, no açúcar A encontramos apenas dizeres que é uma açúcar de alta qualidade, já no açúcar B encontramos dizeres que esta empresa usa apenas biodiesel e que investe em projetos ambientais. Ai está a diferença que estamos buscando, imagine que todas as pessoas comprem apenas deste produto, ele também estará investindo em projetos ambientais e diminuindo o nível de poluição.

Grande parte dos produtos tem esta característica, muitas vezes discreta, mais sempre existe uma marca que usa desta estratégia. Apenas com há compra de um produto, você já fez a diferença.

Na próxima etapa temos o trabalho, podemos ser funcionários como na maioria ou donos de empresas. Quando somos funcionários temos poucas opções, mais temos algumas, seria ilógico escolher o trabalho pelo mesmo critério dos bens, devemos aproveitar as oportunidades. Dentro do trabalho, podemos economizar papel e outros bens, usar escadas e levar a própria comida, alem de dar há própria opinião. Já quando somo donos, gerentes ou pessoas com poder de escolha maior podemos fazer muito mais, como utilizar papel reciclado assim quando possível, proporcionar a coleta seletiva de alto nível, dar preferência por produtos verdes e participar de projetos verdes.

Quando fora do sistema, encontramos o bom senso, como ser sempre educado, não sujar a rua, preferir carros mais eficientes quando possível, espalhar a idéia verde e muitas outras coisas. Não importa se apenas você esta produzindo este bem esta, suas ações fazem a diferença.

Outro fator que influencia muito é a gentileza e a educação pois são sentimentos e atos contagiosos, quando você faz o bem para uma pessoa  tem a tendência 50% maior de ser educada com a próxima (pesquisas comprovam isto).

Fazer a sua parte, tudo isto dito a cima são na verdade pressupostos de pessoas que desejam viver na sociedade, são valores que buscam atingir uma vida mais digna e justa para todos, pois quando você faz a sua parte, é menos um problema para o mundo.