Meio urbano, o que se encontra? Muitas pessoas, prédios, casas, carros, ônibus, calçadas, asfalto, poluição (ar, água e terra), agressão ao meio ambiente (fauna e flora) ? impactos antropogênicos, ou seja, ação do homem de modificar o natural constituído pela natureza, impondo-a armações de ferro e falsas pedras de cimento e concreto.
Até onde vai o poder regenerativo da biodiversidade da natureza, frente à implacável mão do homem em construir cidades? Eis a questão. A cidade é uma área urbanizada com concentração populacional, mas ao mesmo tempo, gera impactos nocivos em sua estruturação.
Existem duas grandes formas de vida que ora entram em conflito: a biodiversidade da natureza e a (bio) diversidade humana. O homem necessita perpetrar impacto ao meio ambiente para sua sobrevivência (habitação, alimentos, transporte, etc.), mas também, precisa saber respeitar onde esta pisando. Para isso, desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais.
Uma das formas mais simples e executáveis para garantir a interação entre o homem e a natureza, é através das Unidades de Conservação (UCs), estabelecida pela Lei no 9.985 de 18 de julho de 2000. Esta Lei conceitua UCs como um "espaço territorial e seus recursos ambientais, (...), com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção".
As UCs são elementos essenciais para a conservação da biodiversidade, assegurando a manutenção dos ambientes naturais, das diversidades de espécies, além de proporcionar oportunidades para pesquisa científica, educação ambiental, turismo e outras formas menos impactantes de geração de renda, promovendo à qualidade de vida.
A criação de uma unidade de conservação parte de iniciativa do Poder Público (municipal, estadual e federal), e deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.
Meio urbano, o que se encontra? Através de ações pensadas/planejadas/disciplinadas; Desenvolvimento Sustentável. Uma vez que, sabendo da importância que o meio ambiente promove no bem-estar das pessoas, estabelecendo uma relação entre as bio (diversidade) de vidas, a partir de então, as "bio" entram em harmonia e passa-se a ter um diálogo de sobrevivência e de respeito à natureza.

Junior Miranda Scheuer
Graduando em Tecnologia em Produção Sucroalcooleira pela
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,
URI São Luiz Gonzaga
Professor no SENAC ? São Luiz Gonzaga
[email protected]