Unidades de conservação, instrumentos de preservação da biodiversidade:estação Ecológica do Rangedor.

 

 

Bruno Costa Lorêdo1

Célio Rodrigues Dominices Filho2

 

 

Resumo: O presente artigo vem a discorrer sobre a temática das Unidades de Conservação como instrumento de preservação da biodiversidade, assunto amplamente discutido dentro do meio social, e que ultimamente vem sendo tema de grandes debates a respeito da preservação do meio ambiente saudável como peça intrínseca para a qualidade uma melhor qualidade de vida. Para isso é necessário que haja instrumentos eficazes que visem à preservação de territórios, como é o caso das Unidades de Conservação, que visam a proteção jurisdicional de determinadas áreas, que podem ser concebidas pelos Estados e Municípios. Analisando o caso concreto pegamos como base a Estação Ecológica do Rangedor, localizado em São Luis do Maranhão, em que tivemos o acesso ao plano de manejo elaborado para a análise da Estação.

 

Palavras-Chaves

Biodiversidade. Unidades de Conservação. Reserva do Rangedor.

 

Introdução:

O termo Biodiversidade por sua grande relevância, já é de conhecimento de uma grande maioria, não só no âmbito nacional, mas também no âmbito internacional. Podemos até dizer que tal termo hodierno tem um significado universal bem como seu o que seu conceito nos reflete, afinal a preservação da natureza está diretamente ligado a vida humana. O termo Biodiversidade, nos remete a idéia de variabilidade de organismos vivos de todas as espécies.

Podemos afirmar que um dos assuntos mais discutidos em nosso país e no mundo, é a respeito da preservação do Meio Ambiente. Discussão essa, que ganhou grandes proporções tanto no âmbito nacional, como no âmbito internacional, haja vista que o meio ambiente é um bem universal, por isso sua grande relevância para toda a humanidade.

Portanto, a conservação da biodiversidade passou a ser um assunto de grande interesse mundial, devido ao seu grande valor, acabou coincidindo com o conceito de desenvolvimento sustentável, trazendo a idéia de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação da natureza.

São Luís está situada numa ilha, e por tal motivo, deve ter um cuidado maior com seus recursos naturais. Visando isso, Unidades de Conservação Permanentes, instrumentos eficazes contra a perda da biodiversidade vem sendo decretadas na ilha, e uma delas é a Estação Ecológica do Rangedor.