Por [email protected]
em 11/09/2016

No dia 30 de agosto de 2016, terça-feira, exatamente às 20h, tinha terminado de jantar, e para relaxar, fui à cama deitar, antes do sono chegar, fui ver o que havia no whatsap, ouvi algumas piadas que me mandaram, respondi algumas dúvidas de ex-alunos e comecei a visitar alguns grupos fechados de amigos, que vez ou outra, leio, num desses grupos, li uma mensagem de um amigo conhecido, pedindo ajuda, pois o seu tio iria fazer um cirurgia  grande e complicada, e precisaria de doação de sangue para repor, já que iria usar sangue em sua cirurgia.  Senti que devia ser um tio muito especial, porque na maioria das vezes são pedidos para pais e mães.

Tive naquela noite, um sentimento de compaixão imenso, imagina durante a calada da noite, durante um dia de semana, ele, meu amigo, pedindo ajuda para doadores, e o pior com pouco tempo para arranjar 20 doadores, imaginei a pressão do amigo e o quanto ele deve gostar do tio, e de pronto respondi-o, e perguntei onde deveria ser feito a doação? Ele passou-me o endereço, e eu comprometi-me no dia seguinte ir lá doar, e ajudar o amigo. Um detalhe importante, eu nunca doei sangue, não por medo, mas por nunca saber bem, o processo de segurança de doar e porque também nunca sabia se realmente se ajudaria alguém, lógico que esta desconfiança não vinha do nada, mas diante de tanta falta de ética no nosso país, era normal este tipo de desconfiança.

Nunca havia doado sangue, seria minha primeira vez, fiquei um pouco receoso sobre se o local era bem higiênico, mas mesmo com tantas dúvidas, fui, porque um pedido de ajuda, principalmente de um amigo, não se deve negar. Acordei cedo, já fui pesquisando na internet o local, vi que o funcionamento é de 7h as 18h sem interrupção, após ver a foto do local de doação, já me tranquilizei, pela aparência do local era glamorosa, coisa que já nos dar uma primeira impressão de organização e limpeza. Não devemos deixar de constatar os detalhes, quando vamos fazer uma doação de sangue, já que é uma ação voluntária e altruísta, mas nossa vida também deve ser levada em primeiro lugar no quesito higiene e profissionalismo. Liguei-o pela manhã confirmando que estava saindo para minha boa ação, pense na alegria minha de ouvir sua voz feliz e contagiante por ter-me oferecido para ajudar ele e sua família...

Chegando ao local, fiquei mais satisfeito, pois o lugar era lindo, tudo organizado e limpo, estacionamento grátis, atendimento rápido e simpático, a entrevista e o pré-teste rápido e preciso. Entrei e fui ao balcão de atendimento, a funcionária meu deu bom dia e um belo sorriso, e eu expliquei minha vinda e a quem seria a doação, ela rapidamente fez meu cadastro, enquanto eu fiquei esperando, ela me passou vários panfletos e fiquei lendo sentado, até ser chamado por ela. Fui chamado para ir a uma sala com um médico para uma anamnese inicial, depois de feito, sai da sala e fui fazer o pré-teste em outra sala.  Feito o pré-teste para diagnosticar a qualidade do sangue, esperar agora ser chamado para ir à sala de doação. Como cheguei cedo, e fui o primeiro a chegar, do cadastro até a hora de doar não durou mais de 10 minutos, e não foi nada corrido.

Chegou minha hora, fui entrando calmamente, mas observando tudo. A primeira coisa foi ver 4 enfermeiras no local de doação, interpretei como uma boa quantidade de profissionais para apoio numa emergência, depois observei muito material de apoio, e várias poltronas novas de excelentes qualidades, a enfermeiras todas impecáveis tanto em limpeza do chaleco, como os aspectos faciais, todas usando luvas, tudo perfeito, aí fiquei totalmente relaxado. A enfermeira me atendeu um sorriso sereno e com um olhar acolhedor, deu bom dia e falou seu nome, e eu respondi seu bom dia e apresentei-me também, uau! Que profissionais! Coisa que hoje em dia, nem se olha no olho do paciente, atitude esta que já provoca insegurança e desrespeito ao paciente por não se sentir alguém ou  por sentir-se mais um, mas nesse lugar nada era corrido ou apressado, tudo harmonioso e suave, as enfermeiras conversavam baixo, todas com semblantes angelical...

Sentei-me, comecei a apertar a bola, enquanto meu sangue saía, pedi para uma das enfermeiras tirar foto minha doando sangue, ela atendeu rapidamente e sorrindo, após tirar a foto, veio até mim e perguntou se estava bom ou se queria que ela tirasse outra, olhei e disse: Perfeito! Obrigado! E ela respondeu com um sorriso lindo: De nada querido! Isto sim, são profissionais! Gentileza e suavidade, limpeza e organização do local de trabalho, bem apresentadas, delicadeza, humanidade, rapidez em atender e bom astral. Um local que realmente é agradável, porque são estas profissionais que fazem o ambiente! As novas jovens enfermeiras, todas, deveriam estagiar com estas profissionais, espero que muitos diretores de curso de enfermagem ou de universidades leiam este texto...

Tirada a foto fazendo a doação, enviei ao whasap do amigo, que no mesmo momento agradeceu. Passou rápido o tempo, no meu caso, foram 7 minutos, levantei-me cumprimentei todas as enfermeiras com sorriso e disse o quão são educadas e gentis no atendimento.

No mundo de hoje, tão crítico com tudo, não podemos deixar de elogiar as ideias e pessoas que estão fazendo o melhor na sua atuação profissional. É importante reconhecer os que fazem o melhor e mantendo a qualidade!  

Fui encaminhando para o local de lanche, cujo objetivo é repor energeticamente, observei tudo, o lanche continha: carboidrato, proteína, fruta, suco, chocolate e outros, tudo bem conservados (ou saco plásticos transparente ou película de plástico de congelados) e alguns geladinhos, tudo de bom gosto e delicioso. Um bom lanche, que se brincar, poderia substituir um café da manhã.

Sai do local e durante a volta fui refletindo enquanto dirigia: Que bom! Ajudei o tio do amigo, fui bem tratado durante a doação, fiz as enfermeiras ficarem mais felizes pelo elogio sincero e educado devido a grandeza da qualidade do atendimento delas, recebi uma carteirinha de doador do local, que tem o número de vezes que se doa (já me incentiva para criar meu record pessoal), fiz um lanche bom, e pensei, por que não fazer todo ano? Sim, decisão tomada! Todo ano farei uma doação de sangue!! Num dos panfletos que peguei na recepção, li que quando doamos, ajudamos 4 pessoas, logo ajudei o tio do meu amigo e mais 3 pessoas que nem sei quem são, deve ser uma alegria a pessoa que precisa de sangue saber que alguém desconhecido o ajudou...

Termino este depoimento real, agradecendo a meu amigo e ao seu tio e aos familiares, por permitir-me contribuir e divulgar esta história, e também por ajudar mais 3 pessoas que não sei quem são, e a clínica que recebeu-me com tanto carinho a minha 1ª doação, MUITO OBRIGADO PELO ACOLHIMENTO!!