Marrocos tomou a iniciativa e dedicou  exclusivamente aos países africanos vizinhos uma unidade de produção de fertilizantes. A implementação deste projeto veio como ponto culminante da decisão da Sua Majestade o Rei Mohammed VI.

 Uma Primeira a escala continental  e mundial. Marrocos tomou esta iniciativa a favor dos países africanos autorizando a instalaçao de uma unidade de produção de fertilizantes. O culminar deste projecto será a execução da decisão da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, tal decisao foi divulgada a margem do Fórum Econômico  Marroco-maliano realizado em Bamako, no quadro da visita do Soberano a Mali.

Para um investimento de cerca de US $ 600 milhões, Marrocos assegura o abastecimento contínuo e regular de fertilizantes a destinaçao da Africa subsaraniana. "Esta é a primeira vez que um produtor de fertilizantes dedicando uma capacidade não menos importante ao mercado Africano , uma vez que se trata de um milhão de toneladas de fertilizantes por ano ", revelou neste respeito  Mostafa Terrab, Presidente –diretor geral do Oficio Cherfiano dos Fosfatos (OCP), encarregada da realização do projeto.

E de prosseguir que esta iniciativa, única no seu género , tem como objectivo apoiar o crescimento que conhece o mercado Africano. Um crescimento que depende da visibilidade que se pode dar aos distribuidores dos fertilizantes . O lado Africano, a decisão foi muito bem acolhida, ao ponto que tal projeto encaixa perfeitamente com a estratégia de forma muito positiva. A escolha do sitio Jorf Lasfar para instalaçao da unidade de produção dos fertilizantes ê essencial para o escoamento do produto ao mercado africano consdierada  uma boa notícia para o continente.

Quando Marrocos se comportou volontârio para criar uma tal unidade  industrial e que Mali, como o conjunto dos países africanos possa  beneficiar-se , é um alívio para todos nós " , sublinhou por sua parte Boubou Cisse, ministro do Mali da energia e das minas. A implementação de um projeto como este reveste uma grande dimensão econômica . A criação desta unidade , cujo trabalho já começou em Jorf Lasfar veio, portanto, consolidar o compromisso de Marrocos para impulsionar o crescimento nos mercados africanos e a cooperação Sul-Sul solidâria.

De fato, este projeto veio ilustrar o lidership de Marrocos em várias frentes. As iniciativas empreendidas pelo reino a favor dos países africanos têm dado um forte impulso às relações Marroco -Áfricanas . O Marrocos tende através destes esforços de prospecção garantir a população africana um campo de crescimento sócio- econômico. Para isso uma série de acordos foram celebrados com uma ampla gama dos projetos cujos benefícios criarão a riqueza do continente e, assim, consolidariam o alcance de uma economia Africana ligando o magrebe aos países da África Subsariana