O mundo pós-moderno está repleto de individualidade, alguém duvida? Vivemos, durante muito tempo, sob os olhos inflexíveis da moral. Negávamos a nós mesmos através das convenções sociais denominada de valores, nos moldando a estruturas sociais arcaicas.

As máscaras sociais passaram a ser o nosso refúgio, pois vivíamos não o que éramos e sim o que nos era destinado ou permitido. O advento da terceira revolução industrial, com toda a sua volúpia tecnológica, rasgou, ou melhor, detonou essa padronização mental e comportamental, nos conduzindo a uma ética individual. O narcisismo pós-moderno promoveu isolamentos sociais e inversões de valores a falta de um rumo claro dos novos tempos, levaram as pessoas a pensarem em si próprias. A ética atual é clara: primeiro eu e depois o resto.

Sei que os nossos anseios devem ser saciados, porém não somos ninguém sem o outro. A sociedade narcisista nos conduz ao abismo da utilidade se você é útil, toda a pompa e status, se não, isolamento e desprezo. Entretanto, uma pergunta: como podemos mudar o todo pensando somente no eu?

O cenário social atual é um retrato das tragédias gregas. Lutamos para chegar lá no alto e descobrir já cansado que tudo é tão chato. Devemos ser hedonistas e gozar os prazeres da vida apenas, ou estoicos, sufocando os sentimentos em detrimentos da razão, ou, até mesmo permanecer na constante inconsciência pós-moderna?