Um dos principais conceitos da teoria de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Proximal, durante nosso encontro ficou bem claro que o professor tem um papel importante e ele deve antecipar o que o aluno ainda não sabe, nem é capaz de aprender sem a mediação do adulto.

Quando o professor media o aprendizado de forma clara, fica fácil saber qual é a distância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela potencialmente pode aprender até desenvolver de forma eficaz as competências que lhes são propostas.

Segundo a visão de Vygotsky, a relação entre o professor e o aluno nunca dever ser de imposição, contudo deve ser uma relação de cooperação, de respeito para se alcançar o crescimento.

Desse professor se espera a correta utilização de ferramentas que garantam a aprendizagem desses alunos, que ele seja capaz de interferir na ZDP a ponto de garantir que esse aluno desenvolva suas competências.

Para Vygotsky essa ação se dá principalmente através da linguagem, do diálogo entre professores e alunos, onde a escola exerce também um lugar cheio de intencionalidade que favorece a intervenção pedagógica e que é isso que promove e favorece o processo ensino-aprendizagem.

Sendo assim, o professor é o responsável por interferir diretamente na ZDP, por encarar o aluno como aquele que é capaz de aprender os valores e os conhecimentos que produzirão a partir da interação.

Esse professor é responsável por estimular e coordenar o processo de transformação nos seus alunos, através de um processo dinâmico, inovador e que surte resultado.

Vygotsky atribuiu grande importância ao papel do professor como uma mola propulsora do desenvolvimento das crianças. Quanto maior o acesso ao aprendizado, maior será o conhecimento.

Dessa forma fica claro que o professor deve avaliar as habilidades de seus alunos para que através disso, ele seja capaz de facilitar as foram como eles aprenderão.

Segundo a leitura e reflexão sobre alguns artigos que versam sobre as teorias de aprendizagem de Vygotsky, podemos constatar que:

  • Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.
  • Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar;
  • O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento;
  • O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno;
  • Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos;
  • Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios.

Sendo assim, quando um professor comprometido trabalha suas funções por meio de experiências de aprendizagem compartilhadas, ele está atuando e promovendo a ZDP, transformando a distância existente entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial do aluno.

Notamos então que as principais implicações desse conceito para a prática pedagógica passam, não só, pela valorização do processo em si, mas também por uma determinante reavaliação do papel do professor, desde sua formação até o aperfeiçoamento de sua práxis.

REFERÊNCIAS

http://teoriadaaprendizagem.blogspot.com.br/2012/03/principais-conceitos-de-vygotsky- sobre.html. Acesso em 01/12/2017.

https://www.ufrgs.br/psicoeduc/gilvieira/2011/02/02/teoria-historico-cultural-e-aprendizagem-contextualizada/. Acesso em 01/12/2017.

http://educador.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/lev-vygotsky-alguns-seus-conceitos.htm. Acesso em 01/12/2017.