Estudos feitos nos EUA por Richard Thaler e Cass Sunstein sobre comportamento dos gestores de grandes fundos de investimentos americanos mostra que as pessoas tinham uma tendência a ir por caminhos mais conhecidos mesmo sabendo que os retornos não seriam melhores, mas eram levados devido ao sentimento de perda e julgamento social. O sentimento de errar em um lugar com pouca previsibilidade de perda é muito menor do que errar em um ambiente com maior previsibilidade. 

            O estudo tem uma máxima que é a aversão da maioria das pessoas em arriscar em ambientes pouco conhecidos, mas o que seria do mundo se os poucos não tivesse arriscado explorar ambientes de baixo conhecimento? 

            Podemos associar o estudo a tendência humana em se manter numa "zona de conforto" onde possam transferir o risco de perda a terceiros, mas isso não é um estado de medíocre?

            Historiadores relatam que a descoberta das Américas se deu a uma tentativa de traçar novas rotas as Índias. A pergunta fica em que lado estamos jogando? Junto com players que ditam a nova tendência do mercado ou aqueles que seguem a grande massa? 

            Reflitam...