Autor: José Patrocínio de Souza

UMA REFLEXÃO SOBRE A SECA NO NORDESTE.

Sete anos de seca, seis deles, consecutivos. O Nordeste sofreu como nunca. O povo pobre, sempre cordato e servil, passou a invadir armazéns do governo e saquear alimentos onde encontrasse, inclusive parando caminhões que transitavam nas estradas e rodovias do nordeste. Começou em 1993, depois voltou em 1996 e prosseguiu ate 2001. O então governador Tarcisio Burity traduziu em uma só frase a reação: “A fome é má conselheira”.

A verdade contida nas palavras de Tarcísio Burity permanece, e uma década depois do fim da grande seca, a região enfrenta outra, e pouca coisa mudou. Temos mais reservatórios de água, é verdade mais estão secando. Programas do governo foram criados como bolsa família, merenda escolar, garante o mínimo de sobrevivência, mas estão evitando os saques do passado. Contudo, os custos social e econômico continuam enormes.

Estamos numa época onde a tecnologia oferece respostas para a maioria dos problemas. O homem envia um robô a marte e dirige pesquisas da terra, e ate reproduz seres vivos. Em Israel e em vários países árabes plantam-se alimentos e flores no deserto, e não é para sobrevivência, é para consumo nacional e exportação.

Sabemos que nós temos um semiárido, não um deserto, e nem assim conseguimos desenvolve-lo. Falta vontade política sem duvidas, falta empenho da bancada nordestina, que sabemos que é preciosa e poderosa numericamente, mas com todos esses benefícios não tem mostrado capacidade de dar resposta a esta região.

Infelizmente, a grande obra anunciada para enfrentamento do problema, que é transposição do Rio são Francisco que como todos estamos cansados de saber está praticamente parada. Pelo cronograma, deveria ser concluída este ano, mas não atingiu ainda 40% de execução.

O novo prazo é 2015. São 600 quilômetros de canais, pensados por D.Pedro ll, com algumas iniciativas de João Batista Figueiredo e Itamar Franco, iniciados pelo o então Lula da silva, agora nas mãos da Dilma Rousseff, e ninguém sabe quem vai concluí-los.

Enquanto nossa zona rural se transforma em cemitério de animais sob tudo os bois, os cabritos, os porcos, as galinhas os produtores perdem tudo pelo qual lutaram, outro integrante da bancada fala em reforçar a ajuda emergencial, o favor governamental, historicamente usada para conseguir a gratidão, na forma do voto. Luiz Gonzaga já condenava a “esmola” por varias razoes uma delas é por que se tornar um vício principalmente a vida dos cidadãos. Ele certamente sabia o que estava dizendo naquele momento e sabia o que nós, que estamos carecas de sabermos.

O Nordeste precisa é de sustentabilidade econômica. É por isso que vale a pena lutar por dias melhores. O que esperar de uma política que nos deixa a desejar? Quem devia procuramos para solucionar este problema?

Quem de fato terá a compaixão em ajudar uma nação que sofre há anos? Sabemos que isso ocorre desde a década de 1970, e até hoje não se fez nada para amenizar os problemas causados pela seca que assola todos os estados do nordeste do Brasil numa proporção que às vezes só Deus para acabarem com as injustiças dos falsos poderosos, ladrões de sonhos que as pessoas ainda acreditam isto porque as pessoas não perderam a fé, a fé é crucial na vida das pessoas, caso isso venha acontecer só à volta do senhor a terra para cumprir sua palavra.

A culpa é posta ao homem pelo desmatamento, mais quem fala isso são os responsáveis por maior parte deste desmatamento, aquecimento global sabemos que isso não é verdade o pobre é o menos favorecido sobre estas questões já os ricos são quem mais desmata neste País começando pelos grandes fazendeiros, as madeireiras de norte a sul do país. A o meu ver são os donos do dinheiro, a cúpula que faz parte desses e outros acontecimentos eventuais e rotineiros. Vá um pobre derrubar uma árvore para ver se ele não vai direto para uma delegacia e depois encaminhado a presídio. Mas o abastado faz o que quer, e o que der na teia porque o Brasil é um País de injustiças isto é quando se trata de pobres, já o rico “abastardo” onde tem vez e voz, quem tem dinheiro e vive no meio da corrupção ativa.  Pense , sobre o que acabei de citar e faça uma reflexão, será que o pobre,  a exemplo dos catadores de lixo, os assalariados,a empregada doméstica tem capacidade de comprar um quarteirão, para desmatar e fazer grandes construções de condomínios fechados ou não? Será que são estas pessoas responsáveis por estes acontecimentos? Como dizia minha avó, e os mais idosos que tive o privilégio de ouvir mais quando os mesmos falavam sobre este e outros assuntos, que o homem é o maior responsável por estas desgraças que acontecem no dia adia, e a tendência é só piorar, são muitas as perguntas a questionamos, o certo é que nada de bom está acontecendo, e se está não apresenta bons resultados, a televisão mostra coisas boas, mas a meu ponto de vista, ainda estar se expandindo de forma muito lenta.

                              Opinião:

Enquanto o povo Nordestino sofre com os efeitos da seca,  as obras da transposição do Rio são Francisco, que por sua vez iria saciar a sede destas pessoas, estão paralisadas, enquanto isso não se falam em outra coisa "as construções de estádios de Futebol", para a copa do mundo que serão sediadas em 2014, segue a todo vapor! Esta é uma grande prova de que os  nossos governantes tem um certo respeito por estas pessoas, que todos nós sabemos que foram  os responsáves por grande desenvolvmento deste País, tão lindo de governantes tão ingratos que nem sequer pensam neles e em sua existência só em tempo de eleições ... Até quando vamos viver num País de tanta gente sofrida? De    tanta humilhações??? De falta de respeito ao seu semelhante??? Onde se encontram as autoridades desse País que não olham ao seu redor o que certamente está acontecendo,Enquanto esses acontecimentos estão se desmembrando na segueira de gente que faz a política,os animais estão morrendo,as pessoas desesperadas, migrando para outras cidades, e as promoções de carros-pipas seguem a todo vapor,só para se ter uma idéia a carrada dágua custa 120 reais,falo por experiência própria.  Isso é uma vergonha ,  Para tentar esconder esconder esses e outros acontecimentos os "nossos" governantes vão decidir quem são os culpados do mensalão, mensalinho etc e estádios  de futebol e deixe a nação nordestina morrer de sede!!! Lembre-se aqui em terra vocês enganam a todos mais ao nosso Deus eu duvido...