Devo admitir que nunca dei tanta atencão as mudanças de algoritmo do Google em meus blogs, mais com as mudanças ocorridas em 2012 confesso que agora estou bem mais preocupado. A evolução dos algoritmos do Google, com Panda e Penguim, embora tenha sido anunciado que afetou apenas 3% dos resultados das buscas, casou um certo pânico em alguns webmasters ao longo do ano de 2012, mais precisamente após o mes de Abril. A partir de agora, os algoritmos estão muito mais rigorosos com os abusos cometidos pelos webmasters na tentativa de iludir os mecanismos de busca e obter melhor posicionamento das buscas nas palavras-chave desejada. Desta forma, muitos webmasters lucravam com programas de afiliados cpc e de outros tipos.

Mais enfim, o que mudou?

Basicamente podemos dizer que o Google panda fez mudanças nos rankeamentos para quem comete faltas na otimização on-page, que significa otimização dentro da própria página. Faltas essas como abuso de palavras-chave, redirecionamento para páginas com conteúdo suspeito, falta de qualidade de artigos e etc. Isto já havia ocorrido desde 2011, porém o Panda é aperfeiçoado quase que mensalmente com seus updates. Já o Google Penguim veio para rebaixar dos resultados sites que cometem faltas gravas com a otimização off-page, que são os links externos. Muitos webmasters cometidam o erro de criar diversos links "não naturais" na tentativa de burlar os mecanismos de busca, o que agora esta tendo consequencias graves na era pós Penguim. Este algoritmo fez com que grandes empresas despencassem dos resultados das buscas e que consequentemente amargassem grandes prejuízos após o lançamento do Penguim. Felizmente, em meu principal blog o http://afiliados-na-web.com não tive nenhum problema com estes algoritmos.

Mais o que fazer se meu site foi punido?

O primeiro passo é detectar o motivo na qual o site foi punido ou rebaixado. Existe uma grande diferença entre punição e rebaixamento, para os casos de punição o site é removido dos resultados do Google, já o rebaixamento ele apresenta uma queda nos resultados, podendo ser significativa ou não. Os casos onde ocorre a punição, o problema é mais grave, porém normalmente o webmaster é avisado através do Google Webmasters Tools sobre o motivo desta punição. Já nos casos onde ocorre apenas uma queda nos resutados, a identificação do problema ocorrido pode ser mais dificil, pois o webmaster deverá entender as regras dos buscadores (guidelines) e verificar o que tem feito de diferente para tentar corrigir o problema em definitivo. Após resolver o problema que gerou a punicão, o webmaster deverá enviar um pedido de reconsideração para o Google através do Webmasters Tools, porém o que recomendo é que somente envie este pedido se realmente tiver corrigido o problema. Já o problema na queda dos resultados, a medida em que é resolvido os resultados voltam a aparecer (lembrando que é um processo lento).

Para quem trabalha certo, o impacto é zero!

Isso posso afirmar com toda certeza, todos os webmasters e bloggers que trabalham de forma correta e de acordo com as guidelines do Google, jamais terão problemas com queda nos resultados e punições. Precisamos entendendo melhor as práticas saudáveis de SEO e não tentarmos "enganar" os mecanismos de busca, pois a qualquer momento estamos sujeitos a este tipo doe problema se não praticarmos o SEO correto.

De qualquer forma, fica a minha sugestão: Tomem cuidado com o Zoológico do Google, já veio o Panda e o Penguim. Qual será o próximo?