Uma reflexão a Filosofia

                                                                                         Tiago da Silva Castro

 

Resumo: este artigo é produto de vários estudos e pesquisas feitas mediante a resposta que tanto nos chama a atenção e provoca criticas e pensamentos em torno de uma pergunta, o que é filosofia? O texto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o que diz respeito à filosofia, onde e como em nosso cotidiano estamos praticando – a, sua relação com a educação e sua contribuição na vida do homem, historicamente e socialmente ao longo dos séculos desde onde a Filosofia passou a ser a Filosofia.

Palavras – Chave: Filosofia – Homem – Educação – Cotidiano

1. Introdução

          O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre o que diz respeito à filosofia, refletir em onde e como em nosso cotidiano, estamos fazendo uso da filosofia, a sua relação com a educação e principalmente, fazer uma reflexão minuciosa sobre sua contribuição na vida do homem, em contexto histórico e a colaboração para a vida do homem na sociedade.

 

2. Filosofia e Pensamento

          Quando se fala em filosofia nos vem à cabeça logo os grandes pensadores, denominado filósofos como Aristóteles, Sócrates, Platão entre muitos outros importantes filósofos. Mas será que em nossa vida cotidiana não agimos como tais? Quando questionamos fatos, refletimos sobre vida, buscamos respostas para saciar o desejo de saber sobre algo que nos interessa, estamos adquirindo aquilo que nós conhecemos como atitude filosófica. O que nos dá um olhar crítico das coisas em que acreditamos analisar e refletir sobre os fatos, respostas, situações diversas, comportamento das pessoas, já não aceitar aquilo como uma resposta definitiva.

             Essa busca do homem ao conhecimento faz o homem sempre estar voltando e repensando fatos voltados a si mesmo, por isso então, por ele sempre realizar esse pensamento de volta incessante para buscar uma resposta, a filosofia se põe como reflexão.

             Reflexão significa pensar algo que já foi pensado, um pensamento que o homem realiza sobre si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica tende exercer papel importantíssimo na construção do pensamento do humano, ela é radical além de tentar buscar a verdade sobre uma resposta, ele indaga como é que ele pensa, como é possível o próprio pensamento sobe tal fato, Marilena Chauí fala em uma de suas obras que:

Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações (CHAUÍ p. 12)

             A reflexão filosófica também é voltada para as relações que o homem mantem com a sociedade, com essa realidade que o ronda, suas indagações e suas respostas podem ter grande impacto na sociedade onde vive positivamente ou negativamente o homem esta sujeito a criticas, que são construídas de forma negativa ou positiva, e ela é negativa tal quando ha uma discordância, onde o pensamento sai do senso comum e diz um não aquele pré-conceito formado, e a forma positiva que nada mais é o porquê de tudo isso.

           A filosofia faz um convite a uma reflexão cuidadosa e critica aos fatos que cercam o ser humano, para não encararmos os conceitos ou preconceitos do senso comum como verdade, ela diz que não sabemos o que imaginávamos saber, não somos donos da razão, mas também inimigos dela, a atitude e o pensamento crítico, nos da o desejo de fazer três perguntas: por que pensamos? O que queremos pensar? Para que pensamos?

          Perguntas que indagam um pensamento, formam opiniões e são fundamentais para o pensamento crítico do homem, associado dentro de uma realidade em que ele vive. O homem é um ser pensante e quando ele busca a verdade sobre as respostas adentro da realidade da sociedade onde ele vive, entra então a Filosofia, com o proposito de sempre fazer o homem refletir sobre o seu próprio pensamento e de certa forma, refletir sobre si mesmo, conhecer a sim mesmo, para poder buscar respostas para suas indagações. Um homem com pensamento critico é um homem que pode ser conhecedor dele mesmo, e suas respostas e opiniões sobre questões da realidade em que vive, são produtos dessa atitude filosófica.

3. Filosofia e a educação

       Desde os primeiros filósofos a educação vem sendo o principal aspecto onde tiveram o cuidado e preocupação de transmitir a visão da realidade até a formação das primeiras teorias da Filosofia, Platão e Aristóteles postulavam a sua argumentação no sentido de desenvolvimento de um determinado sujeito a partir da educação. No contexto histórico a educação propriamente dita, foi se modificando desde então. Em todo lugar a educação esta presente seja nas ruas, em casa, na própria escola, o homem aprende em todo meio no qual ele vive.

A educação pode então ser entendida como elemento integrado ao processo social e histórico não permitindo seu distanciamento da família e da sociedade (GUZZO, 2006)

        O homem é rico no que se diz respeito à cultura, não pode reduzi-lo a uma forma de ensino limitada, não é exclusividade da escola educar, mas é fundamental para a construção dos valores do homem, respeitando sua cultura, sem jamais ignorá-la, filosofia e educação caminham juntas desde o princípio e tende ser assim até os dias de hoje, a filosofia refleti sobre os caminhos da educação, não tem como objetivo impor métodos e princípios, seu dever é de, dentro da realidade humana, entender as questões da vida, de maneira reflexiva e criticam esse é o papel da Filosofia da Educação. Isso envolve todo um contexto histórico, e muito extenso, desde o começo com os filósofos até a criação das escolas, por isso vale a pena fazer uma análise e refletir sobre como a Filosofia na educação brasileira.

Considerações Finais

        A Filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos críticos, mas racionais. A Filosofia trabalha somente com métodos reais e abstratos sempre procurando definir de forma racional, os questionamentos da vida, do sentindo da existência do homem, valores individuais e sociais, tendo bons ou não tão conceitos, argumentos bons ou argumentos não convincentes. A filosofia se mostra complexa, múltipla, não existe uma filosofia, mas filosofias, muitas das vezes opostas uma das outras, fazendo que nós como seres pensantes, possamos fazer uma análise crítica sobre certos questionamentos da vida, sempre refletindo para si mesmo, pois a filosofia nos dá a possibilidade de sairmos da inercia do senso comum e passamos a ter um pensamento filosófico diante de tais fatos. Isso é Filosofia. Filosofia essa que tem uma base bastante empolgante e reflexiva que é: informar, conceituar, julgar e argumentar sempre buscando de forma racional resposta e a verdade para as perguntas da vida e até mesmo da morte. Transformando-se então em uma disciplina acadêmica muita especializada e muito complexa, de uma historia que começa no ocidente com os filósofos gregos até os dias de hoje, uma historia bastante longa sim, mas que, tem bastante prestígio e é indispensável para a vida do homem. O homem busca a verdade, o conhecimento é a paixão pelo saber o que o torna sempre mais admirador da Filosofia, o desejo e a necessidade do homem em procurar resposta, faz com que suas perguntas, movam o mundo.

                                                   Referencias

CHAUÍ, Marillena. Para que Filosofia?

GUZZO, Valdemir. A reflexão Filosófica na educação