UMA REALIDADE NA SOCIEDADE

            A sociedade, como toda a realidade, é necessariamente dinâmica, está sempre em processo. Indivíduos, grupos, categorias, agregados, subculturas, estratos sociais agem e reagem continuamente uns sobre os outros. Em outras palavras, estão sempre em interação. Por isso, a análise científica da sociedade requer não apenas a classificação das suas partes – posições, papéis, grupos, agregados, categorias, camadas, subculturas -, a fim de que seja possível a compreensão do funcionamento do todo, mas, também, a classificação dos seus processos.

            Processos Sociais é qualquer ação entre dois ou mais agentes sociais – indivíduos, grupos, agregados etc. Contribuindo para aproximá-los ou afastá-los uns dos outros.

Cooperação: É o processo social imprescindível à organização social. Não pode haver sistema social sem um mínimo de cooperação. Este é um processo do qual os indivíduos nem sempre têm  consciência clara, mas onde houver algum consenso a respeito de metas culturalmente legítimas, valores. Crenças e normas coletivas há cooperação. Logo, tomando a palavra “cooperação” no seu sentido etimológico estrito (ação conjunta). A cooperação pode, também, resultar da existência de interesses e objetivos diferentes, mas complementares, como tende a ocorrer entre as classes sociais.

 Acomodação: Se dá quando indivíduos, grupos ou categorias em interação, não compartilhando de metas, valores, crenças, atitudes e padrões de comportamento, convivem, contudo, pacificamente como se tal não ocorresse. Na acomodação, o comportamento dos membros das categorias sociais minoritárias não reflete as suas predisposições para a ação (atitude), porém, antes, as esconde. Para serem aceitos socialmente, os indivíduos simulam um comportamento que não corresponde ao seu acervo sociocultural subjetivo.

 Assimilação: É o processo através dos quais indivíduos, grupos ou categorias culturalmente diferentes permutam os seus respectivos acervos socioculturais, de modo a se tornarem semelhantes. No caso de imigrantes estrangeiros, a miscigenação é um importante fator de assimilação, a exemplo do que, no Brasil, tem acontecido com diferentes categorias étnicas, notadamente japonesas e italianas, nas últimas décadas.

Processos Sociais Dissociativo 

 Competição: É um processo tão universal quanto à cooperação. Ela ocorre quando vários indivíduos buscam alcançar um objetivo que pode ser alcançado por todos ou pela sua maioria. Do mesmo modo que a cooperação, a competição tende a ser, na maioria das vezes, não consciente. Mas algumas formas de competição tendem a ser muito claras para os indivíduos envolvidos nesse processo, como, por exemplo, a competição profissional.

Conflito: Tende a ocorrer quando os indivíduos buscam um objetivo que só pode ser alcançado por um ou poucos dentre eles, ou, ainda, quando indivíduos, grupos ou categorias sociais têm interesses ou objetivos incompatíveis entre si. A incompatibilidade de interesses e objetivos, no entanto, não basta para desencadear o conflito. Quando a satisfação de necessidades e interesses desce a níveis muito baixos nesse mesmo processo, o conflito tende a surgir, o mesmo acontecendo quando aumenta o poder de barganha de uma categoria social subalterna. 

Referencia Bibliográfica

VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia, 6ª Edição, Revista Aumentada. São Paulo, Editora Atlas S.A. - 2010